Quase Coisa (Catarse, 2015), o terceiro livro do poeta e professor da Unisc, Demétrio de Azeredo Soster, será lançado no final da tarde do dia 19 de setembro, sábado, na 28ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. A obra é dividida em duas partes. Na primeira, são 53 poemas, cujos assuntos dialogam com temáticas tão distintas quanto o tempo, a incompletude da vida e os dias que não voltam mais. Na segunda, O livro da morte, são 17 poemas onde o eu lírico observa a irônica perenidade da vida.
Sobre Quase coisa, a escritora Eliane Brum afirma, na contracapa, que “Demétrio de Azeredo Soster faz lindamente esse percurso em busca de representar o irrepresentável. Captura o cotidiano em letras, carregando neste ato a coragem e a tragédia daqueles que sabem que a vida escapa desse corpo simbólico e nos devolve ao silêncio de onde de novo nos arrancamos em nossa pungente travessia”.
Já o poeta Jaime Vaz Brasil, que assina a orelha do Quase coisa, salienta que o autor é um poeta que domina o ofício de escrever com a simplicidade e eficiência que só aos grandes costuma acompanhar. “Eis um artista que maneja a palavra com a segurança dos maestros. Um autor que veio para ficar em nossa literatura. É sempre uma alegria descobrir um poeta, e Demétrio é dos grandes”.
Publicidade
O igualmente poeta e romancista Nei Duclós, no pósfacio, lembra, por sua vez, que “Enfrentando o cansaço dessa árdua tarefa, o poeta nos brinda com sua indisposição diante do pronto e acabado. E abre o leque da palavra numa estação que se anuncia. O verso é chuva miúda a derramar-se sem ruído. Poesia com a grandeza de quem não se rende. Drible na morte, sabendo que ela vence”.
A capa é assinada por Gabriel Renner, ilustrador, infografista, designer e quadrinista. Renner dirigiu o curta Hotel Farrapos, desenvolveu as Fadas Ltda e ilustra para a imprensa da Capital, revistas Sexy e Superinteressante.
Sobre o autor
Publicidade
O escritor, professor e jornalista Demétrio de Azeredo Soster nasceu em Porto Alegre a 15 de junho de 1967, mas se aquerenciou em Santa Cruz do Sul, onde mora.É autor, em literatura, de Tempo Horizontal (Edunisc, 2013) e Livro de Razão (Insular, 2014). Suas letras em versos vez que outra são reconhecidas em prêmios e deferências as mais diversas.
Pesquisa e leciona no Programa de Pós-graduação em Letras (PPG Letras) e no departamento de Comunicação Social da Unisc, onde atua na docência de jornalismo, extensão, pesquisa e gestão. Organizou mais de uma dúzia de livros da área da comunicação; nela, do jornalismo. Mais informações podem ser obtidas pelos (51) 9995-0106 e 3715-8850, ou pelo e-mail [email protected].

Publicidade
Demétrio de Azeredo Soster lança seu terceiro livro de poesias
Foto: Fábio Goulart
Publicidade