Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SETEMBRO AMARELO

Profissionais participam de seminário sobre ações de promoção da vida em Venâncio Aires

Evento reuniu pessoas ligadas às áreas da saúde e da educação de municípios da região

O seminário “Diálogo para todos: ações de promoção da vida” contou com 120 participantes na tarde dessa sexta-feira, 16, em Venâncio Aires. A iniciativa, promovida pelo Comitê de Prevenção dos Suicídios, em alusão ao Setembro Amarelo, reuniu profissionais da saúde e da educação do município e de cidades como Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.

A chefe do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Marilise Fraga de Souza, apresentou o plano estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. Ela ressaltou que a situação é um problema para vários municípios do Rio Grande do Sul, tendo em vista que o Estado apresenta um alto índice de casos.

LEIA TAMBÉM: Setembro amarelo: fique atento a sinais que antecedem suicídio

Publicidade

“A saúde mental afeta muitos municípios gaúchos, não é só Venâncio Aires. O Rio Grande do Sul, em si, tem um alto índice. Não é algo simples de se resolver, é uma questão delicada e que precisa de muito cuidado”, ressaltou a chefe do Departamento de Atenção Primária da SES. Durante o seminário, o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, destacou as ações já realizadas no município ao longo do ano, como forma de ajudar na conscientização e disseminação da problemática do suicídio. Ainda ressaltou a importância da forma como o assunto é divulgado.

O evento contou com a contribuição da porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Cruz do Sul, Naira Lisane Zanette; do assistente social e doutorando no programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, Carlos Stavizki Júnior; e da coordenadora do Comitê de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires, Zamara Amorim Silveira.

A orientação do Município é para que o cidadão que precise de ajuda procure atendimento em uma das unidades de saúde mais próximas de sua casa. Os profissionais estão preparados para o atendimento e posterior encaminhamento aos serviços de saúde mental da cidade. Também há o número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mês de prevenção ao suicídio é destaque em Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.