Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Projeto Biocicleta apresenta balanço das atividades

O Projeto Biocicleta encerrou as atividades com um saldo positivo. Em dois anos, a proposta criada em 2014 contou com a adesão de 26 escolas na primeira edição e com 28 educandários em 2015, abrangendo os municípios de Santa Cruz do Sul, Candelária, Rio Pardo, Vale do Sol, Venâncio Aires, Vera Cruz e Sinimbu. Ao todo, mais de 20 toneladas de resíduos foram recolhidos e encaminhadas ao destino correto. Até o momento, 10 Biocicletas e um banco de jardim foram entregues às escolas participantes como premiação.

O projeto foi idealizado pelo Programa Unisc-Escola em parceria com a empresa Ecosar de Santa Cruz do Sul, que comercializa produtos oriundos do processo de reciclagem, como a madeira plástica e o quadro de bicicleta. O objetivo foi desafiar as escolas a recolherem mil quilos de embalagens PET e plásticas de produtos de limpeza em troca de uma Biocicleta (bicicleta cujo quadro é feito com material PET reciclado).

Durante as duas edições, foram desenvolvidas ações de educação ambiental, através de oficinas direcionadas aos alunos das escolas inscritas. O objetivo foi discutir com o coletivo da escola e com a comunidade questões direcionadas ao consumo sustentável e responsável, consumo e reciclagem, dentre outras ideias de sociedades sustentáveis, visando a formação de valores para além da economia. Dessa forma, foi possível apresentar aos alunos, de maneira prática, que é possível reciclar e transformar os resíduos (lixo) em produtos e bens que poderão ser reutilizados, e cuja durabilidade é indeterminada, como no caso a Biocicleta.

Publicidade

Foi uma ação que tornou autossustentável, à medida que as escolas participantes perceberam que a engrenagem funciona perfeitamente quando o trabalho em equipe é completo. Como resultado, a comunidade poderá continuar separando e enviando os materiais para as escolas através de seus estudantes. Após, a equipe diretiva organizará o armazenamento, solicitando o recolhimento diretamente às cooperativas da região, dando continuidade ao trabalho de conscientização de educação ambiental e coleta solidária.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.