O Projeto Borracha Nativa está completando 15 anos em 2025. Concebido pela empresa santa-cruzense Mercur, a iniciativa adquire borracha natural diretamente de seringueiros e comunidades indígenas na Amazônia Legal desde 2010. Dessa forma, fomenta a cadeia produtiva sustentável, conectando a indústria nacional à floresta viva e demonstrando que é possível fazer negócios com impacto positivo no território amazônico.
Atualmente, a borracha nativa utilizada pela Mercur é extraída em oito territórios do Pará e de Rondônia, como as Reservas Extrativistas Rio Xingu, Rio Iriri, Riozinho do Anfrísio e as Terras Indígenas Xipaya, Igarapé Lourdes, Uru-Eu-Wau-Wau, Rio Branco e Sete de Setembro. Em 2024, a produção alcançou 11,7 toneladas. A empresa paga até quatro vezes mais pelo látex amazônico do que o valor praticado no mercado convencional, incentivando a economia da floresta em pé.
LEIA TAMBÉM: Fundo Social Sicredi repassa mais de R$ 1,1 milhão para projetos sociais
Publicidade
Parte dessa borracha adquirida compõe produtos como artigos escolares, borrachas, de fisioterapia e mobilidade. Em 2024, lançamos um produto feito com latéx 100% amazônico, a Borracha Nativa da Amazônia. A borracha traz um QR Code que conecta consumidores às histórias e territórios de origem, por meio da rede Origens Brasil®, parceira do projeto desde o início. “É uma forma de conscientizar e aproximar quem compra de quem produz, reforçando a importância da floresta viva para o futuro de todos” comenta Jovani, Comprador da Mercur.
Com 75 toneladas adquiridas diretamente desde o início do projeto, a empresa se posiciona como um elo entre o mercado e um modelo de desenvolvimento baseado em comércio justo, geração de renda local e conservação ambiental. Mais do que comprar matéria-prima, o Projeto Borracha Nativa é uma iniciativa que busca inspirar o setor produtivo a repensar seus modelos e demonstra na prática que é possível gerar valor econômico por meio de estratégias que desenvolvem e preservam a cadeia produtiva.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade