Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE BUCAL

Projeto da Unisc já beneficiou 2 mil pessoas com diagnóstico e tratamento de lesões na boca

Professor Leo Kraether Neto coordena o projeto, com suporte da bolsista Ellen Mello | Foto: Bruna Lovato/Divulgação

Uma iniciativa desenvolvida na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) já beneficiou cerca de 2 mil pessoas do município e região desde 2002. Nesse período, o total de atendimentos chegou a 4 mil. 

Por meio do projeto de extensão Diagnóstico Bucal da Unisc, atendimentos foram prestados na Clínica de Odontologia da instituição. Atualmente, a proposta é coordenada pelo professor Leo Kraether Neto, com suporte da bolsista e aluna do curso Ellen Almeida Mello. 

Os pacientes da clínica normalmente são encaminhados por um profissional da área ou pelo posto de saúde, ou chegam por conta própria. “É feita uma avaliação inicial, uma triagem. Quando tem alguma alteração na boca, acaba passando pelo projeto.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pioneira da saúde deixa a Unisc após 50 anos e recebe homenagem

Segundo o professor, as alterações podem ser lesões indolores na boca e gengivas que mudam de cor ou têm aumento de volume ou vermelhidão, e que demoram para cicatrizar. Quando se identifica algo que pode ser maligno, ele afirma, busca-se fazer um encaminhamento o mais rápido possível. 

“Nos casos malignos, é mais rápido e o paciente já sai do posto com uma consulta organizada para atendimento no Centro de Oncologia do Hospital Ana Nery, referência nesses casos. Já os benignos, normalmente conseguimos resolver aqui na clínica”, salienta.

Publicidade

A iniciativa atende pessoas de todas as faixas etárias, mas a procura maior vem de indivíduos com mais de 50 anos. “Fazemos um atendimento que está carente nos municípios ao prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade bucal”, explica o professor.

LEIA TAMBÉM: Confira quais serão os auxílios oferecidos pelo Unisc Serviços 

Um desses retornos é do morador de Santa Cruz Gilberto Amorim da Silva, de 72 anos. Ele foi encaminhado à Unisc por um dentista para análise mais aprofundada de manchas brancas que surgiram na boca. 

Publicidade

“Só tenho elogios ao atendimento, tanto na recepção quanto no consultório. Não  houve espera, fui atendido na hora marcada”, diz ele, que voltará à Unisc nos próximos dias para dar sequência ao atendimento.

Como participar

Os encaminhamentos podem ser feitos por dentistas, via posto de saúde, ou com procura espontânea na Clínica da Unisc. O espaço está localizado no bloco 32 da universidade. Mais informações sobre a avaliação podem ser obtidas pelo telefone ou WhatsApp (51) 3717 1115.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.