Em Candelária, o funcionamento do plantão de farmácias funciona em forma de rodízio. Conforme a Lei Municipal 1.551, de 2018, ao menos uma farmácia fica de plantão por 24 horas para que a população não fique desassistida em caso de necessidade. Assim, desde então, o plantão funciona em sistema de rodízio entre as farmácias Vide Bula, Confiança e São João.
Um projeto que será encaminhado à Câmara de Vereadores pretende revogar esta lei, autorizando todas as farmácias e drogarias a funcionarem livremente por 24 horas, como é em diversos município da região. Na justificativa, assinada pelo prefeito Nestor Ellwanger (Rim), o município sustenta que a lei contraria outro ordenamento de 1999.
LEIA TAMBÉM: Vagas do Sine podem ser visualizadas na Carteira de Trabalho Digital; saiba como funciona
Publicidade
Ocorre que ao mesmo tempo em que fixou as regras para o plantão, a legislação também disciplinou o horário de funcionamento das demais farmácias que não participam do rodízio. A justificativa também menciona que a limitação de funcionamento dos estabelecimentos fora do plantão viola princípios constitucionais, entendimento reconhecido por vários Tribunais de Justiça do país e também por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O documento ainda menciona que a população local não ficará desassistida com a revogação da lei, tendo em vista que uma farmácia do município já requereu autorização para funcionar 24 horas todos os dias, incluindo domingos e feriados.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!