Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizada nessa terça-feira, 2, o vereador Alberto Heck (PT) apresentou dois projetos de lei, que ainda irão tramitar na Casa Legislativa. O PL 20/2023 estabelece que a denominação de novas vias, logradouros e bens públicos do Município tenham, em pelo menos 30% deles, nomes de mulheres.
Segundo Heck, basta uma rápida observação nas denominações de ruas, avenidas, praças, escolas e outros locais públicos para observar que a identificação com nome de mulheres é mínima, muito longe do percentual geral feminino na população.
LEIA TAMBÉM: Carro da Prefeitura de Santa Cruz é flagrado estacionado de forma irregular
Publicidade
Isso demonstra mais uma disparidade, mesmo que em nível simbólico, de honrarias prestadas. “Não é uma defasagem apenas local. Conforme dados do IBGE do ano de 2019, a cada 100 logradouros públicos, 47 levam nomes masculinos, 42 têm nomes neutros, como de árvores e datas, e apenas 11 têm nomes femininos”, destacou. “As mulheres, que ao lado dos homens construíram a história do Município, merecem ser destacadas. Queremos contribuir, assim, para uma maior inclusão e representação das mulheres”, continuou o vereador.
Na sessão, o parlamentar também apresentou projeto que criaria a Semana Municipal de Conscientização Sobre a Epilepsia, sugerido para o mês de março.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Publicidade