Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

lições de prevenção

Projeto estimula cuidados contra o mosquito da dengue em sala de aula

Foto: Rodrigo Assmann

As aulas de ciências das turmas de 4º ano da Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias, em Santa Cruz do Sul, renderam aprendizados que vão ficar para a vida dos estudantes. Quem chega no prédio localizado no Bairro Ana Nery logo percebe o resultado do trabalho desenvolvido por professores e alunos.

Atentos à importância de associar as teorias à prática, desde o início do ano, todos passaram a desenvolver trabalhos e estudos sobre a dengue e os microrganismos durante as aulas de ciências. O resultado dessa dedicação pode ser visto em cartazes coloridos e frases de alerta que buscam inspirar e conscientizar a garotada.

LEIA TAMBÉM: Vestibular de Inverno da Unisc movimenta estudantes de mais de 170 municípios

Publicidade

A professora Sandra Cristiane Reis, uma das orientadoras da atividade, explica que tudo foi sendo desenvolvido de forma conjunta. Para começar, os alunos receberam duas propostas de trabalho. A primeira foi a confecção de um cartaz sobre a dengue, e a segunda envolveu a produção de uma obra de arte sobre algum microrganismo da escolha deles (vírus, fungos ou bactérias). No cartaz, poderiam incluir informações sobre o tema escolhido.

A diretora Carla Soder Kroth reforça a importância da prevenção da dengue e elogiou a dedicação. “Família e escola formam a base. Não adianta ficar só dentro da sala de aula, o conhecimento precisa ir para fora e transformar os lares”, ressaltou. 

Marineide, Carla, Sandra e a vice-diretora Carine: trabalhos buscam a conscientização

Cerca de 60 alunos participaram da atividade. Além de aprofundar o conhecimento sobre a dengue, a iniciativa teve como objetivo aproximar a escola das famílias, segundo a professora do 4º ano e também uma das coordenadoras da atividade, Marineide de Matos. “É uma forma de promover a conscientização também dentro de casa, abordando a importância de cuidar do meio ambiente.”

Publicidade

Momento para aprofundar os conhecimentos 

Helena Roseak Ribeiro, de 9 anos, foi uma das que participaram da atividade. Além do cartaz sobre a dengue, a estudante do 4º ano produziu a maquete de um fungo, conteúdo que chamou sua atenção durante as aulas. “Tem uns que podemos comer, outros não. Foi bem interessante saber disso”, comentou. 

Helena e Gabriel pesquisaram a respeito dos assuntos e compreenderam a importância de tomar cuidados contra o mosquito

Gabriel da Silveira Savedra, 10, relatou sua experiência na atividade. Ele fez um cartaz sobre os sintomas da dengue e como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Foi bom saber sobre os sintomas, porque se alguém pegar a doença, já sabemos o que pode ser”, disse o menino.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.