A Prefeitura de Santa Cruz do Sul retoma no próximo dia 25, às 18h30, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Projeto Famílias da Diversidade. A iniciativa, idealizada pelo Departamento da Diversidade, é voltada a famílias LGBTQIA+, homoafetivas ou que tenham integrantes LGBTs que necessitem de algum tipo de apoio, orientação ou suporte emocional.
A dinâmica do projeto acontece através de encontros mensais, acolhimento e rodas de conversa, com o propósito de minimizar a vulnerabilidade e o sofrimento que derivam do preconceito e da LGBTfobia. As sessões de atendimento aos participantes serão conduzidas por uma equipe composta por uma psicóloga, uma assistente social e uma estagiária de psicologia. Também apoia a iniciativa o Grupo Mães pela Diversidade.
LEIA TAMBÉM: Conferência municipal propõe debate sobre democracia e cultura
Publicidade
De acordo com o coordenador do Departamento da Diversidade, Ruben Quintana, existe uma grande necessidade de apoio e orientação, especialmente para as famílias e pessoas de baixa renda que têm menos acesso à informação, a serviços e direitos. “Não podemos esquecer também a necessidade cada vez maior de um olhar especial para com as crianças e adolescentes que sofrem bullying e preconceito dentro da escola, o que acaba levando muitas vezes à evasão escolar”, afirmou.
Ruben reforça que com a criação do Departamento da Diversidade, a prefeitura oferece uma rede de proteção contra violências e exclusões historicamente sofridas pela população LGBTQIA+. “Temos um plano de políticas públicas que hoje vem se tornando referência para outros municípios do Estado e do país e que inclui projetos e programas de inclusão, visibilidade e promoção”, destacou.
Como participar
Interessados em participar do Projeto Famílias da Diversidade devem fazer inscrição prévia diretamente no Departamento da Diversidade, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, ou ainda pelo telefone 3715-1895. Também é possível efetuar inscrição em uma das três unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), desde que na sua região de abrangência.
Publicidade