Um projeto desenvolvido ainda na graduação, com inspiração em um espaço público de saúde de Venâncio Aires, ultrapassou fronteiras e garantiu visibilidade internacional. O designer Vico Dutra, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em agosto de 2025, teve seu trabalho de conclusão de curso selecionado para o Prêmio European Healthcare Design (EHD) 2026, que ocorre de 15 a 17 de junho, em Londres.
A proposta surgiu ainda em 2024, durante o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Com o objetivo de criar um projeto de ambiência e sinalização, o designer buscou referências em espaços públicos de saúde do município e encontrou no Centro Especializado Materno Infantil (Cemai), recém-inaugurado à época, o cenário ideal para aplicação da ideia. Segundo Vico, a escolha também teve um significado pessoal, a intenção era que o trabalho acadêmico carregasse elementos da cidade de onde veio, utilizando o espaço como base para a criação da programação visual.
LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires é finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Publicidade
O projeto consistiu na criação de uma programação visual decorativa voltada especialmente ao público infantil. A proposta inclui personagens originais e cenários ilustrados, pensados para tornar o ambiente mais acolhedor, lúdico e menos intimidador para crianças em atendimento. “A ideia era transformar a experiência dentro do espaço de saúde, principalmente para as crianças, tornando o ambiente mais leve e humanizado”, explica o designer.
Vico explica que um dos diferenciais do projeto está na sua viabilidade prática. “A proposta prevê a utilização de adesivos que podem ser aplicados diretamente nas paredes dos espaços de saúde. A implementação depende basicamente da medição das superfícies e de uma equipe para aplicação, o que reduz custos e facilita a execução. Essa característica amplia o potencial de replicação do projeto, permitindo que a ideia seja adaptada para diferentes unidades de saúde, não apenas no Cemai, mas em outros espaços públicos do município ou até de outras cidades”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Professores da rede municipal de Venâncio Aires recebem notebooks
Publicidade
Apesar do potencial, a proposta não chegou a ser implementada. “Naquele momento, entendi como um projeto conceitual e não avancei com a aplicação prática”, relata. Agora, com a seleção para o congresso internacional, a iniciativa ganha novo fôlego e abre possibilidades futuras. O congresso reúne profissionais, pesquisadores e especialistas de diferentes países, com foco em soluções inovadoras para qualificar ambientes de atendimento e cuidado.
O trabalho destaca Venâncio Aires no cenário internacional ao utilizar como referência um espaço público local. O projeto deixa de ser apenas um trabalho acadêmico e passa a integrar um debate global sobre inovação e humanização nos serviços de saúde, levando, junto, um pouco da realidade e do potencial de Venâncio Aires para o mundo.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!