Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OPORTUNIDADE

Projeto levará jovens rurais para estudar na Alemanha

Foto: Rodrigo Assmann

Após se reunir com os apoiadores, grupo participou da primeira aula nessa sexta

Filho de agricultores e morador do interior de Vale Verde, Lucas Rafael Rodrigues, de 23 anos, está “muito feliz e empolgado” com a oportunidade única que surgiu em sua vida. Ele é um dos 15 jovens rurais que irão concorrer a um intercâmbio na Alemanha, cuja viagem ocorrerá dentro de três meses. Nessa sexta-feira, 6, aliás, ele e os demais colegas participaram da primeira aula, ministrada na escola de língua alemã Auf gut Deutsch, no centro de Santa Cruz do Sul.

“Esperei por isso a vida toda. Sempre tive vontade de estudar fora do País, mas até agora não foi possível”, disse o técnico agrícola, pronto para “não deixar passar a chance”. Assim como ele, os demais jovens prometem aproveitar ao máximo os dias de estudo. Com aulas diárias, eles poderão aperfeiçoar o que já sabem ou até mesmo ensaiar as primeiras palavras. Mais tarde, irão realizar o exame de proficiência, que irá classificar sete para viver a experiência na Europa.

LEIA MAIS: Santa Cruz empossa 43 novos servidores da Educação

Publicidade

No outro continente, ficarão hospedados em casas de família e desenvolverão atividades profissionais remuneradas. Tudo para viver a experiência da forma mais completa possível. “Desde que conheci a Alemanha, há mais de 30 anos, quero ajudar jovens agricultores, falantes do dialeto alemão, a conhecer este país”, afirma a diretora e professora Jaqueline Bender.

Para o presidente do Sicredi, Heitor Álvaro Petry, a entidade, parceira do projeto, acredita que essa é uma oportunidade muito rica em aprendizado e interação com outra cultura. “Eles vão poder conhecer um mundo diferente, atuar em uma propriedade, absorver novos conhecimentos e tecnologias. No nosso entendimento, isso ajuda muito na evolução desses jovens.”

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires lança campanha “Todos pela Educação” para arrecadar material escolar

Publicidade

Ainda de acordo com Petry, a tendência é que o projeto se transforme em um programa permanente. A partir da primeira experiência, em 2026, será possível avaliar todos os aspectos, com foco no aperfeiçoamento para as demais turmas. “Também precisamos ver se a Alemanha vai corresponder à expectativa. Desde o acolhimento às oportunidades que devem ser geradas. Essa primeira turma vai ser balizadora para as futuras”, ressalta.

Entenda

A partir do convite enviado pelo Sicredi Vale do Rio Pardo a filhos de associados, 31 jovens se inscreveram no projeto. A partir daí, a Auf gut Deutsch realizou entrevistas para a seleção dos 15 participantes da fase atual. Entre os pré-requisitos, todos deveriam demonstrar a intenção de permanecer no meio rural.

LEIA MAIS: Cerimônia apresenta jovens aprendizes do Partiu Futuro Reconstrução em Santa Cruz

Publicidade

A partir de agora, o grupo irá participar das aulas de preparação para o exame de proficiência do Instituto Goethe, que poderá levá-los à Alemanha. As sete melhores notas irão garantir a vaga para a experiência internacional, no estado da Baviera, com duração de seis meses. A iniciativa é um projeto-piloto realizado em parceria com a Auf gut Deutsch, Ministério da Agricultura da Baviera, Sicredi Vale do Rio Pardo e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.