Os moradores de Linha Santa Cruz estão mais perto de construírem o parque temático da imigração germânica em Santa Cruz do Sul. No dia 25 de maio, começou a tramitar o projeto de lei 119/2023, do Executivo, que prevê a cedência do espaço de quase 55 mil metros quadrados para a construção do chamado VolksPark. A estrutura ocupará área na Granja Municipal, junto ao cemitério onde estão sepultados dois dos primeiros imigrantes que chegaram à região em 1849.
LEIA MAIS: Município vai ganhar Parque Temático do Imigrante em Linha Santa Cruz
O projeto, que vai passar por votação na Câmara de Vereadores, autoriza o Poder Executivo a ceder o terreno à Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), presidida por Ricardo Luís Bringmann, para construção da estrutura. A cessão terá vigência de 25 anos. O terreno deverá ser utilizado exclusivamente para implantação do parque voltado a questões culturais, ambientais, de lazer e entretenimento, visando o desenvolvimento econômico e turístico da região.
Publicidade
Durante reunião em maio do ano passado, representantes do governo municipal e da Comissão Pró-Parque, formada por integrantes da Amorlisc e do Rotary Club Cidade Alta, definiram que a etapa inicial de obras seria executada durante maio, junho e julho de 2022. No entanto, as primeiras intervenções, que deverão incluir a construção de estacionamento, sanitários, calçamento da via interna principal do parque e playground, ainda não foram realizadas.
LEIA TAMBÉM: “Turismo regional está em alta e Santa Cruz tem potencial”, diz idealizador do Parque do Imigrante
Agora, o projeto 119/2023 deve passar por três sessões para votação. Se aprovado, o objetivo da comissão é criar um lugar de preservação e promoção da cultura germânica, com foco no desenvolvimento econômico e no turismo. A ideia do espaço surgiu em 2019, durante uma visita ao Vale dos Vinhedos, no município de Bento Gonçalves.
Publicidade