ATUALIZADO ÀS 17h35
O deputado estadual e presidente da Comissão da Aviação Civil, Frederico Antunes (PP), está em Santa Cruz nesta segunda-feira, 8, para a audiência pública onde será discutido o projeto de investimentos na revitalização do Aeroporto Luiz Beck da Silva. O encontro teve início às 10 horas na Câmara de Vereadores.
Pouco antes das 9h30 o deputado, o secretário de Turismo, Ciência e Tecnologia de Santa Cruz, César Cechinato e representantes do aeroporto visitaram a área. Antunes afirmou que entre os municípios gaúchos que podem receber os investimentos, a cidade é um dos lugares mais preparados. “O potencial de Santa Cruz é indiscutível”, comentou. “Queremos sair daqui com o afinamento dos propósitos, dos ideais”, projetou.
Publicidade
“Sem pressão não existe resultado. Por mais que a gente fique cético em relação à vinda de recursos, nós devemos estar em atividade, organizados. A comissão tem o papel de juntar forças, ajudar no encaminhamento e colocar pressão para que a gente não seja substituído por outros municípios mais organizados”, explicou Antunes em entrevista à Rádio Gazeta.
No encontro foram apresentados por representantes da Secretaria Nacional de Aviação Civil detalhes do projeto que tem custo estimado em R$ 30 milhões. O objetivo é ampliar a pista para que o Luiz Beck da Silva possa receber aeronaves com até 48 lugares. O presidente da comissão explicou que a pista é considerada bem estruturada por especialistas da área da aviação. Segundo ele, entre as obras que precisarão ser realizadas, estão a expansão das laterais e modernização do prédio central.
Antunes explicou ainda que o projeto final deverá ser entregue ainda no mês de junho. “Esperamos que 2016 já comece com investimentos em campo. Santa Cruz, pela demanda existente, pela estrutura que tem, possui viabilidade para receber o aeroporto regional. É um pólo industrial, a cidade agrega uma microrregião”, explicou.
Publicidade
LINHAS AÉREAS
Durante o encontro o secretário César Cechinato trouxe a possibilidade de Santa Cruz ter uma linha aérea direto para São Paulo, com escala no aeroporto de Jaguaruna, em Santa Catarina. Esta alternativa ainda vai ser verificada e depende da existência de demanda e interesse por parte das companhias aéreas.
Inaugurado recentemente, o aeroporto apresenta pista com 2,5 mil metros de comprimento e 30 metros de largura. Disponibiliza voos a São Paulo e possui localização estratégica no Sul catarinense. Jaguaruna está próximo de municípios como Tubarão e Garopaba.
Publicidade
A linha aérea de Santa Cruz para Porto Alegre já tem uma companhia interessada, a Azul Linhas Aéreas. Mas, é preciso que haja incentivos dos governos federal e estadual, com redução de ICMS do querosene – combustível utilizado na aviação civil.
Publicidade