Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Projeto prevê mudanças no trabalho dos taxistas

O serviço de táxis em Santa Cruz do Sul está prestes a passar por grandes mudanças. Um projeto de lei, que está em fase final de elaboração pela Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, vai promover um verdadeiro “pacotão de melhorias” para o trabalho da categoria e sobretudo aos usuários.

“Essas demandas foram discutidas com a categoria, no mesmo encontro em que o reajuste de cerca de 11% para este ano foi aprovado, pela esmagadora maioria dos taxistas. Vai ficar melhor para todos”, explica Matheus Ferreira, Chefe da Divisão de Transportes da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos de Santa Cruz.

A primeira novidade é a adoção de um indexador fixo para o reajuste anual do preço da tarifa. A opção que deve ser escolhida é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), amplamente utilizado pelo Estado, que abrange toda a população, sem restrição de nível de renda. “Os taxistas ficaram sete anos sem receber aumento. A partir dessa ação, haverá uma reposição anual, que estamos estudando qual a melhor maneira”, afirma Ferreira.

Publicidade

Para aumentar a segurança de todos, com as novas regras, os taxistas deverão ter nos carros cartões com foto e identificação, além de ter de se submeter a um curso de 40 horas, com base na Resolução 456/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Esse curso tem em seu cronograma noções de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica e elétrica básica. Além disso, as inspeções veiculares para a Secretaria dos Transportes passarão a ser, via de regra, anuais, e a uma empresa que tem conhecimentos técnicos sobre os veículos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.