Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

legado cultural

Projeto proporciona contato com as curiosidades da Igreja Matriz de Rio Pardo

Historiadora da Arte e pesquisadora Sofia Inda também recebeu estudantes e apresentou aspectos que fazem parte do templo | Foto: Suzana Pires/Divulgação/GS

O projeto de restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, de Rio Pardo, segue com as ações de educação patrimonial. Em julho – nos dias 9, 16 e 23 –, alunos e alunas das escolas Fortaleza, Rio Pardo e Pedro Borba visitaram o templo tombado como patrimônio histórico e cultural.

Com o objetivo de aproximar estudantes da riqueza arquitetônica, simbólica e histórica da igreja, por meio de uma vivência acessível, sensível e estimulante, as visitas foram conduzida por uma equipe de especialistas em patrimônio, arte e conservação: Lucas Volpatto (arquiteto e urbanista responsável pela obra), Sofia Inda (historiadora da arte e pesquisadora) e Anice Jaroczinski (restauradora).

Nos dois primeiros dias de visitas, para alunos do Ensino Fundamental, as ações contaram com uma apresentação sobre o processo de prospecção feito nos retábulos da igreja, revelando as camadas de tinta acumuladas ao longo dos anos e as possibilidades que se abrem com o restauro em curso. Para a turma do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza, a iniciativa proporcionou, no dia 23 de julho, uma experiência totalmente nova, aproximando-os da história e do legado cultural de sua comunidade por meio da educação patrimonial.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Expoagro Afubra é declarada patrimônio cultural de Rio Pardo

A restauradora Anice Jaroc-zinski revelou detalhes interessantes, como o fato de a parte interna do sacrário ser totalmente original e folheada a ouro, ressaltando a importância da preservação desses elementos únicos. O arquiteto Lucas Volpatto, por sua vez, destacou as particularidades arquitetônicas da igreja, convidando os jovens a enxergar a construção como um símbolo perene da identidade local. 

Movidos pela curiosidade, os alunos fizeram diversas perguntas e demonstraram grande interesse pelo conhecimento compartilhado. “Nas práticas de técnicas construtivas, usamos uma maquete do telhado da igreja para identificar o nome de cada peça que compõe o telhado, explicando o processo de restauração e como se faz a intervenção na instalação da subcobertura metálica.”

Publicidade

Valorização do patrimônio

A presença de Glaci Braga, representante da Cult Assessoria e responsável pela coordenação e gestão do projeto, fortaleceu a conexão entre a equipe e a comunidade escolar, reafirmando o propósito com a valorização do patrimônio cultural. A próxima ação de educação patrimonial, contrapartida social pelo financiamento via FAC/Pró-Cultura RS, ocorrerá no dia 13 deste mês. É possível acompanhar o andamento do projeto pelo perfil do Instagram @restauroigrejarosarioriopardo.

Construída entre 1774 e 1779, a Igreja Matriz é patrimônio tombado pelo município, em 1980, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), em 2010, e simboliza a história viva da colonização portuguesa no Vale do Rio Pardo. 

A primeira etapa de restauração está sendo viabilizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Sedac/governo do Estado. A realização é da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, sob a gestão da Cult Assessoria e Projetos Culturais.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.