Criar o hábito regular da prática de atividades físicas, elevar a qualidade de vida e prevenir doenças associadas ao sedentarismo. Estes são os objetivos do Projeto Reativar, uma realização da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições aos interessados em participar estarão abertas de 13 a 17.
O projeto vai atender a nona turma, para a qual serão oferecidas 30 vagas. Desde o primeiro semestre de 2012, quando iniciou suas atividades, o Reativar já atendeu mais de 300 pessoas. Conforme levantamento realizado pela equipe que desenvolve a iniciativa, a maioria segue praticando algum tipo de atividade física após a participação no Reativar (em torno de 80%), seja na academia, acompanhando as caminhadas do projeto ou ainda por conta própria. Podem participar pessoas de ambos os sexos, a partir dos 18 anos de idade e que já pratiquem ou não algum tipo de atividade física.
Além das atividades já desenvolvidas, haverá uma novidade referente à iniciativa. No dia 13 iniciará a primeira turma do projeto em um bairro da cidade, atendendo o pedido de antigos alunos. Com a parceria da equipe da Unidade Básica de Saúde Jacob Schmidt e do Colégio Marista São Luís, serão oferecidas aulas nas dependências do Parque São Luís nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30.
Publicidade
O secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Délsio Meyer, enfatiza que, além dos bairros, a partir de setembro a iniciativa será ampliada também para o interior de Santa Cruz do Sul. “Objetivamos integrar os moradores neste projeto que visa o incentivo à prática de atividades físicas para pessoas que queiram iniciar a prática ou retornar a fazer exercícios.”
Conforme o coordenador do Projeto Reativar, psicólogo do esporte Flávio Ramon, esta turma marca o início de uma nova etapa do projeto, existente desde 2012. “As ações começam a ser levadas para os bairros. É muito gratificante colaborar para que as pessoas façam atividades físicas de forma regular e que recebam atendimento especializado. Nas entrevistas de avaliação, todos valorizam o apoio da equipe multiprofissional e a formação de amizades com os colegas do projeto”.
A dinâmica
Publicidade
Durante quatro meses, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 9 horas, acontecem caminhadas ao redor da pista do campo municipal, no Parque da Oktoberfest, orientadas por professores e estagiários de Educação Física. Antes e ao término de cada aula são feitos exercícios de alongamento e, em parceria com academias de ginástica, também são oportunizadas, no decorrer do projeto, aulas experimentais de dança e ginástica localizada.
Após o período de inscrições o grupo passa pela fase de avaliação médica, na qual realizam testes de glicemia, colesterol, triglicerídios, hemograma e exame de eletrocardiograma. As consultas com o clínico geral são feitas no Ambulatório Central. Após a avaliação médica, ocorre a avaliação física inicial, a qual serve para traçar um perfil do participante e avaliar a sua evolução no decorrer do projeto, comparando com a avaliação física final. Cada aluno também passa por uma entrevista com um psicólogo, para relatar o histórico de atividades físicas e sua motivação e objetivos com o projeto. É oferecida ainda uma palestra com uma nutricionista para a realização de orientações sobre alimentação saudável e equilibrada.
Para realizar a inscrição, basta telefonar para o Departamento de Esporte da Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, através do número 3715-1895 ramal 8557.
Publicidade