Um grupo de 31 produtores de Venâncio Aires recebeu ontem o reconhecimento pelo trabalho de proteção e conservação de nascentes de água, por meio do programa de Pagamento por Serviços Ambientais desenvolvido pela Corsan e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). No município, o projeto Nascentes para o Futuro iniciou os repasses em janeiro deste ano e já beneficiou 16 produtores.
Os agricultores receberam diagnóstico ambiental e aceitaram as propostas elaboradas pela comissão organizadora para conservação das nascentes e cursos de água. O projeto-piloto de Venâncio conta com 34 propriedades de 31 participantes, totalizando 61,10 hectares de área protegida. Até o momento, foram aportados R$ 24.589,52. O valor do projeto consiste em, aproximadamente, R$ 1,1 milhão e a meta é ampliar para até 50 produtores.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é a segunda cidade gaúcha com os melhores indicadores de Meio Ambiente
Publicidade
Segundo a diretora de sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni, o objetivo é a proteção dos recursos hídricos e a melhora da qualidade e disponibilidade da água. Ela salientou que a escolha por desenvolver a iniciativa em Venâncio se deve ao fato de já existir um projeto municipal de recuperação, a existência de 300 nascentes catalogadas e um comitê ativo.
Entre as ações desenvolvidas nas propriedades estão o cercamento e reflorestamento de áreas de preservação, coleta e análise da qualidade da água, atividades de educação ambiental, visitas técnicas e o acompanhamento contínuo das propriedades.
Além do incentivo financeiro, o programa oferece orientação técnica gratuita, conduzida por uma equipe multidisciplinar da Unisc. O Nascentes para o Futuro estimula a participação de mulheres e jovens rurais, de modo a fortalecer a sucessão familiar e contribuir para a permanência das famílias no campo, aliando desenvolvimento rural à conservação dos recursos hídricos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Projeto Ecobag incentiva ações de sustentabilidade em escola de Vera Cruz
Para participar
Produtores interessados ainda podem se inscrever. Para participar, é necessário que a propriedade esteja localizada na sub-bacia do Arroio Castelhano. Mais informações podem ser obtidas com o Centro Socioambiental da Unisc, pelo telefone (51) 3717 7321.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!