Uma iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, promete ampliar e potencializar as atividades de prevenção em saúde voltadas ao público acima de 60 anos, a chamada melhor idade. Uma reunião, na manhã desta quinta-feira, 30, envolvendo as coordenações do Ambulatório do Idoso, Diabéticos e Hipertensos, Programa Saúde em Sua Casa, Setor de Imunizações, e representantes do Conselho do Idoso e da Associação dos Grupos e Clubes da Terceira Idade de Santa Cruz do Sul deu o pontapé inicial para as ações do Projeto Saúde na Maturidade.
Criado nos moldes do Maturidade Ativa, coordenado pela Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, e idealizado por Henrique Hermany, no período em que foi titular da pasta, a ideia agora, segundo ele, é integrar todos os serviços disponíveis ao idoso na rede de atenção básica, somando-se a novos parceiros. “O diferencial é que as ações serão levadas ao encontro dos grupos organizados, nos locais onde eles habitualmente se reúnem, ou seja, em suas comunidades de origem”, disse.
De acordo com o coordenador do projeto, técnico de enfermagem Alexandre Butzke, o propósito maior da iniciativa é educar, orientar e bem informar os idosos para que eles conheçam os caminhos dentro da estrutura dos serviços oferecidos à população. “Não queremos que eles fiquem pipocando de um lugar a outro, mas que sejam acolhidos da melhor forma e tenham informação suficiente para buscar as soluções para suas demandas”, explicou.
Publicidade
O projeto, por enquanto, está em fase de formatação e será construído pela secretaria junto com o Conselho do Idoso e a Associação dos Grupos e Clubes da Terceira Idade que hoje congrega 12 comunidades. O calendário de atividades de cada grupo será utilizado para as visitas das ações programadas. Outros grupos não abrangidos pela associação também serão atendidos pelo programa que fará uma busca ativa da população com mais de 60 anos.
Orientações sobre vacinação, exames periódicos, atividade física, nutrição, doenças características do envelhecimento e outros temas importantes na área de saúde, especialmente com foco na prevenção, serão a tônica do projeto, que foi bem recebido por parte da associação dos grupos. “É uma iniciativa nova que acolhemos com muita satisfação e da qual seremos parceiros. O projeto vai contemplar os idosos ao prestar a eles uma assistência integral em saúde.”, avaliou a presidente da associação, Juraci de Barros Schmitt,
Publicidade