Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROTEÇÃO ANIMAL

Projeto Tampinha na Lata custeia tratamento de cavalos resgatados; saiba como participar

Organização foi pioneira na coleta de tampinhas na cidade e, com essa iniciativa, consegue custear parte de suas atividades

Uma garrafinha de água aqui, outra de refrigerante ali. Mas o que fazer com as tampinhas? Simplesmente jogar no lixo é coisa do passado. A boa pedida agora é utilizá-las para fazer o bem. Em Santa Cruz do Sul, a ONG Cavalo de Lata arrecada materiais confeccionados com plástico PP5 por meio do projeto Tampinha na Lata. Com a iniciativa, criada há sete anos, a entidade consegue custear parte de sua operação envolvendo os mais de cem cavalos resgatados.

Além da renda complementar, por meio dele é possível trabalhar educação, bem-estar animal e meio ambiente. Escolas, empresas e entidades parceiras são convidadas a fazer o recolhimento. Após, os volumes são direcionados a empresas de reciclagem. Na região já há mais de cem pontos de recebimento, mas novas parcerias ainda podem ser firmadas.

LEIA TAMBÉM: Mais um trecho da Rua Ramiro Barcelos passa a contar com três faixas; veja

Publicidade

Segundo Ana Paula Knak, que fundou a ONG ao lado do marido Jason Duani Vargas, palestras de conscientização são realizadas como forma de estimular a prática. “Assim, as crianças e a comunidade ao seu redor têm consciência de que pequenas ações podem ter grandes impactos. Da mesma forma, conseguimos promover o apoio comunitário a projetos sociais e de proteção animal.” Para se ter uma ideia, são necessárias aproximadamente 500 tampinhas para se obter um quilo de material reciclável.

No sítio

Além do projeto, a entidade realiza passeios guiados para grupos em sua sede. No local é possível participar de caminhadas ecológicas, contribuir para o plantio de árvores frutíferas, assistir a palestras sobre reciclagem e bem-estar animal, ter contato direto com resgatados (cavalos, gatos, cães, patos, porcos, vacas e galinhas) e desfrutar de momentos de lazer e piqueniques, entre outras atividades. Os agendamentos podem ser solicitados por meio do perfil no Instagram (@CavalodeLata).

LEIA TAMBÉM: Passarela Supermercados deve ser inaugurado em julho em Santa Cruz

Publicidade

A ONG conta com um material de divulgação que mostra quais são os tipos de plásticos que podem ser destinados à reciclagem

Saiba mais

A ONG Cavalo de Lata conta com 20 voluntários e tem sua sede localizada no interior de Santa Cruz. Sua principal finalidade é libertar cavalos do sistema de tração e resgatá-los de maus-tratos, abandono e acidentes em vias públicas. Para Jason Vargas, a Cavalo de Lata tem em seu cerne um olhar atento ao futuro. “Preservar o meio ambiente é mais do que uma necessidade: é um compromisso coletivo.” Contribuições em valor podem ser feitas via Pix, sendo as chaves o CNPJ 28.132.831/0001-36 ou o e-mail [email protected].

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.