Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SANTA CRUZ DO SUL

Projetos de construção de novos loteamentos serão aprovados em menos tempo

Foto: Guilherme Neuhaus/Secom

O prefeito em exercício de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, assinou nesta sexta-feira, dia 21, no Palacinho, a autorização para que a empresa vencedora da licitação, a ZC Serviços de Internet SA, do Paraná, dê início aos trabalhos de implantação de um software que promete reduzir em até 50% o tempo necessário para a liberação de projetos.

Conforme explica o arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento (Sepor), Paulo Jorge Riss da Silva, a iniciativa coloca Santa Cruz na condição de estar entre os 50 municípios mais modernos do Brasil em avaliação e aprovação de projetos. Atualmente, segundo ele, para que um projeto seja aprovado são necessários cerca de 60 dias e com o procedimento cem por cento em meio eletrônico, esse tempo deverá ser reduzido pela metade.

LEIA TAMBÉM: Gaspar Silveira Martins recebe primeira ação do Mobiliza Santa Cruz

“Recebemos um volume muito grande de projetos, são mais de três mil por ano. Com esse sistema de aprovação digital estamos dando um passo além, graças a visão dos gestores. Será um ganho não apenas para os empreendedores, mas também para os próprios servidores que fazem a análise técnica”, observou.

Dentro de poucos dias, todo o procedimento começará a ser feito via internet, com mais transparência, eficiência e agilidade. “Certamente no início vão surgir algumas dúvidas e por isso teremos um período de treinamento com os profissionais do ramo da construção civil. Já estamos conversando com as entidades, como Seisc e Sinduscon para alinhar tudo isso”, comentou o arquiteto.

LEIA TAMBÉM: Setor da construção civil projeta ano mais estável e conclusão de empreendimentos

Para o prefeito em exercício, a conquista significa a desburocratização na prática. “O poder público tem o dever de facilitar a vida dos empresários e investidores. Precisamos cada vez mais modernizar a gestão municipal, fazer uso da tecnologia que já se encontra disponível e eliminar a burocracia do meio do caminho”, disse. Também participou da assinatura o secretário em exercício de Planejamento e Orçamento, Dorli Pereira da Silva.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.