Faltando duas semanas para o fim do primeiro prazo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Prefeitura de Santa Cruz do Sul já arrecadou, até quarta-feira, mais de R$ 3,1 milhões, segundo a Secretaria da Fazenda. Cerca de 8,9 mil pessoas já contribuíram, seja quitando o desconto à vista, com desconto de 7%, ou pagando a primeira parcela. Ao todo, foram emitidos 60 mil carnês.
As contribuições começaram a cair nos cofres do Município no início de dezembro, assim que os carnês começaram a chegar às casas dos contribuintes. Do total, 7,5 mil proprietários de imóveis quitaram o tributo à vista e o restante pagou a primeira das até oito parcelas.
A expectativa do Palacinho é que, até a data-limite para o pagamento, sejam arrecadados R$ 6 milhões. Esse valor corresponde a entre 40% e 45% do total da arrecadação. A última parcela do tributo vai ser paga até agosto.
O secretário municipal da Fazenda, Álvaro Conrad, ressalta que os contribuintes, mesmo em meio a um cenário de recessão econômica no País, optam cada vez mais pela quitação em cota única, para aproveitar o desconto. “Com base no que já foi arrecadado até agora, podemos notar que o desconto faz diferença para o contribuinte”, afirma. O prazo, tanto para pagamento em cota única quanto para quitação da primeira parcela, é 2 de janeiro.
Publicidade
Receita é reserva para fechamento
Apesar do aperto nas finanças do Município este ano, a meta do Palacinho é fechar as contas sem se valer dos recursos do IPTU. Para que isso aconteça, o governo conta com aportes referentes à Lei da Repatriação e parcelas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). “O IPTU é uma importante receita para investimentos no município, em saúde, educação e para manter a máquina a pública funcionando”, ressalta Conrad.
NÚMEROS
Publicidade
- 8,9 mil contribuintes já pagaram o IPTU de 2017
- 7,5 mil pessoas pagaram o tributo em cota única, com desconto
- 1,3 mil pagaram apenas a primeira parcela