Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MARATONA

Quase dois mil estudantes participam de projeto sobre intolerância religiosa em Santa Cruz

Depois de realizada em escolas de Venâncio Aires, a produtora Negrejar, do artista Sergio Rosa, realizou em Santa Cruz do Sul, durante o mês de agosto, sessões comentadas do filme Okàn Ijó, em oito educandários da rede pública municipal e estadual. Para Zuleica Regina Justen Weigert, vice-diretora na Escola Estadual Ernesto Alves, o que a motivou a levar para os estudantes e professores as sessões foi a necessidade de promover espaços de diálogo e reflexão dentro do ambiente escolar.

“As sessões, por meio da linguagem acessível do curta, permitiram que alunos e professores se aproximassem de realidades muitas vezes silenciadas, favorecendo a empatia, o pensamento crítico e a construção de uma cultura de paz e respeito mútuo”, destacou Zuleica.

Além da escola Ernesto Alves, também receberam a maratona as Emefs Bom Jesus, Leonel de Moura Brizola, Jose Luis Rauber, Guiherme Hildebrant e as escolas estaduais Bruno Agnes, Goiás e Felippe Jacobs. Ao todo, foram realizadas 26 sessões comentadas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Obras de Regina Simonis são doadas à Ufrgs, que abriga a mais antiga coleção pública de arte do Estado

“Toda arte desperta, no mínimo, a sensibilidade do leitor/espectador, estimulando-o a pensar sobre os temas que cada obra contempla. Dessa forma, assistir à “Okàn Ijó” é um convite a um olhar empático sobre as religiões, revisitando e valorizando uma perspectiva necessária a toda sociedade cidadã: respeito”, destaca a professora de língua portuguesa Ana Paula Porto, da Emef Leonel Brizola.

A maratona dialoga com os estudantes e professores, a partir da exibição do filme, temas como respeito às diferenças, pertencimento, acolhimento, afeto, temáticas essas que, segundo professores e direções, são necessárias nos dias atuais. O filme tem 23 minutos, mas as atividades duram em torno de uma hora.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Primeira edição do Festival de Samba da Júlio celebra a cultura afro

Com o sucesso da primeira edição da Maratona Okàn Ijó, que contou com o apoio do Sindibancários e da loja Pisarbem, outras escolas já estão fazendo contato para receber o evento. “Com a procura estamos organizando para Santa Cruz uma segunda edição durante o mês de outubro e buscando apoiadores”, destaca Sergio Rosa. As atividades são gratuitas tanto para estudantes quanto para as escolas. Caso alguém queira assistir ao filme, está disponível no YouTube do canal Afro Cena. O filme, lançado em abril, teve financiamento da Lei Paulo Gustavo, e já foi assistido por mais de 3.500 pessoas em sessões presenciais.

Para pessoas ou empresas que queiram apoiar a Maratona Okàn Ijó, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.