A inadimplência em Santa Cruz do Sul apresentou resultados positivos em maio. Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o percentual de consultas que constavam no cadastro reduziu de 23,52% em abril para 21,87% no mês seguinte, uma queda de 1,65%. Embora possa dar a impressão de ser pouco significativo, o dado apontaria para um processo de recuperação da economia, que também já mostrou crescimento do setor industrial, conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Lauro Mainardi.
Se comparado com o mesmo período do ano anterior, houve acréscimo de 3,17% – em maio de 2015, 18,7% dos nomes consultados estavam no SPC. Porém, ao considerar apenas março, abril e maio de 2016, o último mês foi o que teve melhor desempenho. Os dados referentes a junho ainda não foram divulgados pelo SPC.
Nesta semana, a Fecomércio divulgou que o endividamento das famílias gaúchas encerrou junho com o percentual de 61,2%. A informação faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Segundo o estudo, se comparado a maio, o indicador sofreu desaceleração de 1,1%. Porém, em relação a junho do ano passado houve crescimento de 0,7%.
Publicidade
Cartão de crédito é o principal meio de dívida
A Peic-RS de junho indica que a parcela da renda comprometida com dívidas cresceu, saindo de 31,9% em maio deste ano para 32,2% em junho. O cartão de crédito ainda é o principal meio de dívida dos gaúchos, apontado por 79,3% dos endividados, seguido por carnês (41,3%), crédito pessoal (10,1%) e cheque especial (9,9%).
LEIA MAIS NA EDIÇÃO DIGITAL DA GAZETA DO SUL
DESTA SEGUNDA-FEIRA
Publicidade