Eleitos com 96,42% dos votos e empossados em 21 de dezembro de 2021, Rafael Frederico Henn e Andréia de Moura Valim devem buscar a reeleição para reitor e vice, respectivamente, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O processo eleitoral garante o comando da instituição pelos próximos quatro anos.
Henn já iniciou as conversas com a comunidade universitária, mas a intenção da disputa somente pode ser oficializada a partir de agosto, que é o período para a constituição da comissão eleitoral, seguindo o cronograma. O processo de votação deve ocorrer em novembro.
LEIA TAMBÉM: Unisc está entre as Instituições de Ensino Superior consideradas de excelência pelo MEC
Publicidade
Como novidade, neste ano as eleições para a reitoria serão totalmente online. O teste já foi realizado para scolha da gestão básica, mas pela primeira vez, o sistema será empregado para a definição da reitoria, dando maior possibilidade de participação para alunos, professores, funcionários e assembleia da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). Como outro diferencial, o peso dos votos dos funcionários será maior.
Desafio encarado por Henn e Andreia
Rafael Henn e Andréia Valim encararam o desafio da maior parte das universidades comunitárias do Brasil: a necessidade de ajustes financeiros e estruturais, com busca de novas fontes de recursos. A instituição de ensino fechou 2024 com estabilidade e projeção de crescimento de 5% para 2025. A expectativa, frisou o reitor em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, vem se confirmando. No último processo vestibular, foi comemorada a inscrição de cerca de 3 mil candidatos em novembro.
Publicidade