Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Censura

Rafinha Bastos questiona público sobre liberdade de expressão em texto

Após manifestações mundiais de apoio ao trabalho dos jornalistas e cartunistas da revista francesa Charlie Hebdo, mortos durante um atentado terrorista no dia 7 de janeiro, em Paris, o humorista Rafinha Bastos aproveitou o momento e fez questionamentos ao público. Em texto publicado na edição dessa sexta-feira, 16, no jornal Folha de S. Paulo, Rafinha questionou pessoas que hoje são a favor da liberdade de expressão da Charlie Hebdo e relacionou o fato com o episódio que o fez ser retirado do CQC, da Band, ao fazer uma piada com a cantora Wanessa Camargo e o filho. 

O comediante também citou o caso do seu DVD, A Arte do Insulto, que deixou de ser vendido após uma ordem judicial. Além disso, o gaúcho perdeu papeis no cinema e teve seu bar pichado com mensagens de ódio. Rafinha afirmou que, à época, ninguém parecia disposto a dialogar sobre liberdade de expressão. 

“O que você era quando eu tentava falar sobre liberdade de expressão, mas era tachado de arrogante, prepotente e babaca? Onde você estava? Eu senti falta de você. Tudo isso ocorreu por um simples motivo: eu não pedi desculpas. E sabe por que eu não me desculpei? Porque acredito que o humorista deve ser livre para arriscar, questionar e provocar. Se eu pedisse desculpas por cada tentativa, em dois meses eu estaria domesticado”.

Publicidade

Por fim, Rafinha elogiou os cartunistas do Charlie Hebdo, famosos mundialmente pelo tom de ironia e humor ácido de suas ilustrações. Ressaltou ainda que suas mortes não foram em vão, permitindo que as pessoas compreendessem melhor a importância da liberdade de expressão.

Atualmente, Rafinha retornou à Band, onde comanda o “Agora é Tarde” e em março voltará à bancada do CQC, que em sua nova temporada reformulada também terá Dan Stulbach no lugar de Marcelo Tas.

*Com informações do Na Telinha. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.