Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

soberanas

Rainha Daniele Müller vive a realização de um sonho

Foto: Rafaelly Machado

Ainda criança, Daniele ouvia atenta as músicas cantadas e tocadas ao som da gaita pelo avô Helmuth
Müller. As canções em alemão, que embalaram muitos momentos em família, foram o despertar do que se tornaria amor pela cultura alemã. Descendente de alemães e filha única de um casal de agricultores, Daniele Andressa Müller nasceu em Cerro Alegre Alto, interior de Santa Cruz do Sul, onde mora até hoje. Criada com a ajuda dos avós, cresceu rodeada por influências germânicas – uma delas o dialeto alemão.

Quando chegou o momento de ir à escola, um desafio se impôs. “Cheguei na escola falando o dialeto alemão. Tinha pouquíssima habilidade em me comunicar em português”. Ela estudou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes e na Escola Estadual de Ensino Médio Alexandrino de Alencar, ambas em Passo do Sobrado. Sempre ativa e envolvida em diferentes atividades, integrou um grupo de jiu-jítsu e outro de danças – e ainda tocou saxofone.

LEIA TAMBÉM: Daniele Andressa Müller é eleita rainha da 37ª Oktoberfest

Na família de Daniele, todos falam o dialeto alemão. Muitos migraram para a cidade, mas alguns permaneceram no interior, como os pais dela. A valorização e a vivência da cultura germânica sempre foram uma constante. Desde as bandinhas ouvidas aos domingos até o consumo de pratos típicos da
culinária alemã.

Quando chegava a época da Oktoberfest, Daniele assistia atenta aos desfiles. Ao ver as soberanas em cima dos carros alegóricos, ainda criança, imaginava: “Que coisa mais linda. De repente um dia possa ser eu ali em cima”. Antes de tomar a decisão de concorrer a soberana, ela participou de várias escolhas anteriores como torcedora de alguma candidata. Além disso, os shows e a programação da Oktoberfest sempre foram muito bem vividos. “Olhava aquelas meninas desfilando naquela passarela e admirava a coragem que elas tinham”. O sonho de Daniele cresceu e se concretizou com o apoio dos pais, Noemia Müller e Vilson José Müller, e do restante da família.

Foto: Arquivo pessoal

LEIA TAMBÉM: Saiba quem são a rainha e as princesas da 37ª Oktoberfest

Experiência antes do reinado

A primeira experiência em um concurso de beleza foi em 2018, quando participou da escolha das soberanas da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). Representando o Esporte Clube Juventude Cerro Alegre, foi eleita 2ª princesa. A conquista permitiu a ela a oportunidade do envolvimento com todas as comunidades do interior. “Visitávamos todos os clubes. As comunidades nos recebiam com muito carinho”.

Já com uma bagagem em mãos, mesmo assim, sempre optou por esperar o momento certo. E a decisão veio neste ano, no auge dos 24 anos, quando foi eleita rainha da 37ª Oktoberfest. A família, a principal apoiadora, viveu intensamente a conquista junto dela. Desde a infância da filha, a mãe idealizava o sonho de Daniele. “É uma realização para ela também. Eles se sentiram vitoriosos com esse título. Quero que sejamos lembradas como soberanas simples, alegres e de muita receptividade”.

LEIA TAMBÉM: Debutantes depois dos 15: conheça a história de jovens que tiveram o sonho adiado pela pandemia

Uma futura arquiteta

Mesmo admirando o trabalho na agricultura e a profissão dos pais e dos avós, os passos dela seguiram em outra direção. Amante de artes e de desenho, manifestou a paixão por interiores. Ela cursa o 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo e trabalha na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) como projetista da instituição. Ainda morando no interior, pensa em se mudar para a cidade em função do trabalho. Na casa dos pais, ela tem um companheiro inseparável: o cão Jack, de 14 anos.

LEIA MAIS:

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.