Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RESGATE

Raízes do passado: Sinimbu terá a maior casa em estilo enxaimel do Estado

Estrutura foi montada em quatro dias. Já a edificação completa deve ficar pronta até o fim deste ano | Foto: Inor Assmann

Uma das características dos povos de origem alemã é ressaltar as raízes da cultura germânica sob diferentes aspectos, seja por meio da gastronomia, das festas, da arquitetura ou dos costumes. Pensando em dar continuidade à história da Alemanha na região, o santa-cruzense Roberto Haas decidiu, junto da esposa Helena Haas, construir uma casa em estilo enxaimel no interior de Sinimbu. A estrutura, que deve ser concluída no fim deste ano, está localizada em Linha Primavera.

Roberto conta que nasceu em Santa Cruz do Sul, mas viveu a fase adulta em Novo Hamburgo, onde possui uma empresa. Perto de se aposentar, decidiu retornar às raízes e voltar à região, dessa vez em um município vizinho. Um dos motivos para a criação da casa enxaimel foi a ida de seu filho, Henrique Haas, para a Alemanha, onde vive há cinco anos. Por meio das viagens do casal ao país europeu, surgiu a ideia de criar uma residência que remetesse às construções antigas dos alemães. 

LEIA TAMBÉM: A história preservada em um roteiro por Sinimbu

Publicidade

Segundo Helena, o resgate histórico da família também é um ponto importante. “A família do Roberto veio para Linha Santa Cruz, originalmente, e nós fomos na Alemanha, tendo a facilidade de o filho morar lá, para tentar perceber o que os trouxe e os desafios que enfrentaram quando chegaram aqui”, relatou. A construção seria uma forma de dar importância aos antepassados. “É um resgate da reconstrução da vida. Do quanto tudo era difícil. E das possibilidades por meio da construção da casa enxaimel.” 

Após tomarem a decisão de morar no interior, o primeiro pensamento foi construir algo que não “brigasse” com o local. “A ideia era restaurar uma casa antiga que lembrasse o passado. Nós encontramos a casa, mas tivemos algumas dificuldades, porque o local não era bom. E onde estamos construindo é muito bonito. A partir disso surgiu a ideia da enxaimel”, relembra Roberto. 

LEIA TAMBÉM: Filme “Infinimundo” começa a ser gravado em Sinimbu nesta sexta-feira

Publicidade

O casal queria cooperar com o interior de forma histórica. “O que poderia contribuir com Sinimbu era trazer o modelo de construção como o dos alemães que aqui vieram e colonizaram”, diz ele. O custo total da construção até as etapas finais deve ficar entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão, estima Roberto.

Roberto e Helena Haas junto de parte da equipe que está tornando o projeto possível | Foto: Inor Assmann

Estrutura com 523 peças foi feita na cidade de Blumenau

Quando finalizada, a residência somará 250 metros quadrados em dois andares. Conforme Paulo Volles, proprietário da empresa Casas Enxaimel, da cidade de Blumenau, que construiu a estrutura, esta é a maior edificação em estilo enxaimel do Estado. “Existe outra, mas é somente de um andar. No Brasil, a casa deve estar entre as cinco maiores. Em Blumenau, nós temos edificações assim, mas com outras finalidades. De uso como residência, acredito que seja a maior”, afirmou. 

LEIA TAMBÉM: Pedidos para o Troca-Troca de Sementes podem ser feitos a partir da próxima segunda

Publicidade

Uma das características principais em construções enxaimel é a sua estrutura, originalmente feita de madeira e que deve durar pelo menos cem anos. A parte estrutural da casa da família Haas foi criada em três meses e meio na fábrica em Blumenau e contém 523 peças, apoiadas em pinos de madeira. Cada uma delas possui um número romano correspondente a sua posição. A montagem demorou quatro dias. “Se eu quiser pegar essa casa, desmontar e levar para o lado, eu consigo. Ela vai ficar no milímetro exato em que foi construída. Isso se chama recomposição”, explica. 

A fundação de uma casa enxaimel pode conter concreto. No entanto, a partir da construção em si, são usados os materiais mais naturais possíveis. No caso da edificação em Sinimbu, o cal e a areia serão utilizados para assentar os tijolos. “Você pode erguer uma casa que vai durar séculos apenas com barro e madeira. Quanto mais rústicos os materiais, mais charmosa fica a casa. Esse é o grande segredo de construir a enxaimel”, diz Volles.

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo registra a primeira morte por dengue em 2023

Publicidade

O construtor da casa, Adair Mueller, da empresa Centro Verde, diz que alguns detalhes diferenciam a construção, como o forro, que é preso com encaixes, e a parte elétrica, já que não é possível fazer furos nas madeiras da estrutura. Ainda que seja uma construção incomum, Mueller destaca que todas as obras são desafiadoras e possuem suas particularidades. “Desde o início do projeto, nós aprendemos e discutimos muito sobre detalhes. Por mais pequenos que sejam, fazem a diferença nesse estilo de construção”, aponta.

Quando concluída, residência terá 250 metros quadrados e dois andares, sendo a maior nesse estilo no Estado | Foto: Inor Assmann

LEIA TAMBÉM: Sinimbu discute a adoção do vale-feira para os servidores

O projeto

Parecida com uma residência comum, a casa vai contar com cozinha, sala de estar e jantar, dois quartos – um deles suíte –, escritório, área social, dispensa e um espaço para leitura. Conforme a arquiteta Diana Arend, o projeto arquitetônico, feito em cinco meses, foi baseado no pré-requisito das estruturas. “É um trabalho mais artesanal, desde o encaixe das madeiras, que é todo pensado e planejado, até o restante dos processos. A boa comunicação da equipe foi fundamental”, diz. O projeto contou também com a colaboração do engenheiro civil Fernando Rovedder.

Publicidade

Edificações em Sinimbu

Além da casa da família Haas, Sinimbu possui outras edificações em estilo enxaimel. As mais conhecidas são a Casa Betânia, a Casa Nicolau Leonhardt, a Casa Weigel e o Comércio Wink. Algumas estruturas nesse estilo podem ser vistas no projeto Sinimbu Mais História – Resgate Memorial dos Casarões e Templos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.