Com foco na sustentabilidade e na responsabilidade ambiental, a Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul criou o projeto Recicla Farda. A iniciativa conta com o apoio de agentes da corporação, que doam fardas em desuso ou tecidos em avaria e eles são utilizados para criação de ecobags (sacolas reutilizáveis), mochilas e estojos. O trabalho é feito por alunos do curso de Corte e Costura do Instituto Mix.
Conforme o Guarda Municipal Rodrigo Costa, os fardamentos não podem ser doados em campanha de agasalho e causam um grande impacto negativo no meio ambiente se incinerados. Em razão disso, nasceu o Recicla Farda. “Os tecidos de calças e gandolas de alta resistência, por exemplo, levam até 400 anos para se degradar. Então, pensamos em utilizá-los de outras maneiras”, explicou em entrevista para a Rádio Gazeta 107,9 FM.
LEIA TAMBÉM: “Lixo jogado nas ruas é um dos principais problemas ambientais em Santa Cruz”, diz prefeito
Publicidade
Os beneficiários das mochilas e estojos escolares são crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social, segundo Rodrigo. Além disso, as ecobags são doadas com itens de cesta básica. Os agentes também doaram outros tecidos além das fardas, como suéteres, camisetas e coletes refletivos, que se tornaram outras peças.
“Os alunos produziram toucas, gorros e luvas. Surgiram também as roupinhas para pets, que deram uma repercussão bem positiva”, relembrou Rodrigo.


A ação ganhou o reconhecimento de secretarias municipais, como a de Desenvolvimento Social e Inclusão, que solicitou 40 mochilas e 40 estojos escolares, entregues aos abrigos municipais feminino e masculino. A pasta de Meio Ambiente pediu 50 ecobags, que foram repassadas às unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Além disso, serão produzidas mais de 50 roupas para pet, para o Centro de Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Dia do Colono e Motorista: o passado ilumina o presente
O gestor do Instituto Mix, Adriano de Oliveira, comentou que a instituição é inserida em diversas ações sociais, mas não havia participado de uma tão grandiosa. “É um projeto muito bacana, onde nossas alunas desempenham esse papel de aprendizagem diferenciado.”
Oliveira destacou ainda a questão sustentável. Ressaltou que outras forças ou setores que porventura tenham vestimentas parecidas com a da Guarda Municipal devem aproveitar parcerias como essa.
Publicidade

*Colaboraram Carina Weber, Lucas Malheiros e Marcio Souza
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade