O texto “Chegue mais perto”, de Martha Medeiros, foi a base para o tema da redação deste ano do Vestibular de Inverno Univates. A prova, realizada na tarde deste domingo, dia 12, convidava para uma reflexão sobre o preconceito. Na primeira proposta de redação, os candidatos deveriam escrever uma crônica permeada de reflexões sobre uma situação na qual o autor tenha sido vítima de preconceito, de qualquer natureza, ou tenha presenciado esta situação. A segunda opção era escrever um artigo de opinião sobre os preconceitos mais perceptíveis na sociedade e como poderiam ser superados. Outra possibilidade era debater o papel da arte, com base na afirmação da autora de que a arte servia “para nos tirar da superfície e dar um zoom no subterrâneo da emoção alheia, lá onde tudo se explica”.
O primeiro candidato a entregar a prova foi Rafael Fávero, de Encantado, que busca uma vaga no curso de Direito. Entre os temas, ele escolheu escrever sobre um preconceito testemunhado ou vivenciado. “Achei os temas bem atuais e pertinentes. Estão em debate hoje na sociedade. Escolhi falar sobre o preconceito na educação básica, o que chamamos de bullying. No ensino fundamental eu troquei de escola e, por ser do interior, sofri preconceito e discriminação dos colegas. Penso que não devemos fazer para os outros o que não queremos que façam com a gente. Isso deveria guiar o ser humano. E não é algo que aprendemos na escola, isso vem muitas vezes de casa, da criação, da família. É algo que devemos trabalhar com as crianças”, analisa Fávero.

Primeiro candidato a entregar a prova foi Rafael Fávero, de Encantado
Foto: Elise Bozzeto
Publicidade
Dentro da sala, a pressão tomou conta dos candidatos, mas do lado de fora, o pessoal aproveitou o sol para espantar o frio. Quem esperava pelos futuros “bixos” também teve a oportunidade de participar de um coquetel na cafeteria do Teatro Univates. Entre os pais que aguardavam, estavam Márcia Dalferdh e José Clotildo. Eles vieram de Travesseiro acompanhar o filho, Gabriel dos Santos, que presta vestibular para o curso de Jornalismo. “O Gabriel é músico, vocalista da banda Vitrine Viva, e conheceu alguns jornalistas que indicaram o curso. Ele levou a ideia a sério e com o incentivo dos amigos resolveu seguir na área”, explica o pai. Acompanhado do chimarrão, o casal conta que ficou impressionado com a estrutura da Instituição. “Lajeado tem essa ideia de ser uma metrópole e a Univates vem contribuindo muito pra isso. Jamais imaginava que o Centro Cultural seria tão grande, isso é um verdadeiro monumento”.

Márcia e José vieram de Travesseiro acompanhar o filho, Gabriel dos Santos
Foto: Artur Dullius
Quem também estava no Teatro Univates é Cristine Dahmer. A mãe veio acompanhar a filha, Bruna Vogt, vestibulanda de Psicologia. “A Bruna estava muito ansiosa pra chegar. Como a gente vem de Santa Cruz ela tinha medo de perder o horário”, conta. Questionada sobra a infraestrutura do campus, Cristine descreve. “Eu estou encantada com tudo isso. O Centro Cultural é incrível”.
Publicidade
Conheça os vestibulandos
Os candidatos do Vestibular de Inverno Univates são de 75 cidades, sendo Lajeado, Venâncio Aires, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado, Guaporé e Taquari os municípios com maior número de inscritos. Além do Rio Grande do Sul, os vestibulandos são de diversos Estados, como Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Paraná e São Paulo. Entre os 45 cursos oferecidos pela Instituição, os mais procurados são Direito, Odontologia, Administração, Enfermagem, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.
Divulgação dos aprovados
Publicidade
O listão com o nome dos aprovados será divulgado até o dia 15 de junho. As matrículas ocorrem nos dias 16 e 17 de junho, no Atendimento Univates, sala 310 do Prédio 9, em Lajeado. O atendimento ocorre das 8h às 11h30min e das 13 às 21 horas. Mais informações podem ser acessadas no site.
Novidades
Conforme o vice-reitor da Univates, professor doutor Carlos Cândido da Silva Cyrne, o próximo desafio da Instituição é ampliar a modalidade a distância. “Para o ano que vem, buscamos oferecer o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e novos cursos de especialização nessa modalidade. Já possuímos o curso de Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e em Ações em Estimulação Precoce”, ressalta. Como novidades de cursos presenciais, Cyrne destaca que a Univates pretende oferecer Doutorado em Ensino, um Mestrado na área da saúde e um Mestrado em Tecnologia e Gestão de Sistemas Produtivos, que envolve as áreas da tecnologia e da gestão
Publicidade