Proprietários da rede hoteleira e de estabelecimentos de hospedagem do município foram recebidos pelo prefeito Sérgio Moraes, no Salão Nobre do Palacinho, nesta quarta-feira, 25. A solicitação da reunião teve o objetivo de pedir auxílio para que o Chefe do Executivo intervenha junto à Aegea/Corsan, devido à medida adotada pela concessionária de abastecimento de água, de cobrar tarifas para hotéis e pousadas, conforme o número de quartos de cada estabelecimento.
Com a nova medida, cada quarto de hotel ou pousada passa a ser considerado uma unidade consumidora para fins de cálculo da tarifa de água e esgoto. O sistema se assemelha ao modelo utilizado em condomínios ou imóveis com múltiplas unidades, substituindo a cobrança única aplicada anteriormente ao estabelecimento como um todo.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para processos seletivos; veja os cargos
Publicidade
Representantes do setor hoteleiro afirmam que a nova metodologia eleva custos operacionais. Enquanto a Corsan defende a padronização do enquadramento por unidade consumidora, empresários do setor argumentam que o modelo penaliza estabelecimentos que enfrentam grande variação de ocupação ao longo do ano.
Outra demanda apresentada ao prefeito, é com relação à possibilidade de proibição do uso de poços artesianos pela rede hoteleira. Segundo os proprietários, em situações em que há grandes eventos na cidade, ocorre falta de água nos hotéis e são os poços que suprem a necessidade.
LEIA TAMBÉM: Rua Vereador Benno João Kist terá bloqueio temporário nesta quinta
Publicidade
Em sua fala, o prefeito garantiu apoio às demandas, e disse que tanto a Procuradoria Geral do Município (PGM) quanto à Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz (Agerst) estão à disposição para auxiliar no que for necessário. “Somos parceiros de vocês. Aqui as portas estão sempre abertas e podem contar com a gente”, assegurou.
Também participaram do encontro a secretária de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, os vereadores Edson Azeredo e Eduardo Wartchow, o presidente da Agerst, Fábio Azevedo e representantes da PGM.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!