A história da Citycar tem origem no ramo imobiliário. Fundada em 1993, a então Citycar Imóveis mudou seu cenário no ano 2000, quando Jair Limberger ingressou na sociedade. Experiente na área comercial, de compra e venda de mercadorias, ele mudou os rumos da empresa para a venda de veículos multimarcas, dando início a uma trajetória vitoriosa, marcada por aprendizados, perseverança e humildade.
Seu primeiro emprego foi de vendedor de peças automotivas, mas o fechamento da empresa fez com que Jair migrasse para uma distribuidora de alimentos. Em suas viagens de trabalho, ficou conhecido dos clientes e ganhou a confiança deles, a ponto de um – sabendo que Santa Cruz era polo de revenda de carros usados – comentar que precisava de um carro e perguntar se Jair não poderia intermediar o negócio. Essa seria a sua primeira venda de carro. Depois disso, a dinâmica passou a ocorrer com frequência e ele já não vendia apenas balas e chocolates, vendia também carros.
Enquanto fazia as viagens vendendo doces, cada vez mais carros levava para vender. Foi assim que, nove anos depois, escolheu um novo caminho. Em outubro de 2000, deixou seu emprego na distribuidora de alimentos, investiu R$ 25 mil e entrou na sociedade da Citycar Imóveis, que já estava localizada na esquina da Rua Carlos Trein Filho com a Rua 28 de Setembro. Com a experiência adquirida no trabalho paralelo de venda de carros, criou a Citycar Veículos. Em pouco tempo, adquiriu a parte dos outros sócios e, já em 2004, tornou-se o único dono.
Dos repetidos passos de coragem, surge a locadora
A partir daí, repetidos feitos vieram. Ele tornou a nova empresa na primeira revenda do interior do Estado a vender veículos zero quilômetro multimarcas, o que, até então, só era permitido para as concessionárias autorizadas. Logo a seguir, com o sucesso da revenda, percebendo que Santa Cruz carecia de carros para aluguel, inaugurou uma empresa independente no segmento de aluguel de veículos com a franquia internacional Hertz. Essa parceria durou uma década. Em 2012, nova conquista: com o crescimento da loja e a consolidação dos negócios, o espaço que inicialmente era alugado se tornou próprio.
Em setembro de 2016, com toda a expertise de locação e terceirização de frota, o grupo imprime sua própria marca e lança sua bandeira de locação: a Citycar Aluguel de Veículos. Em 2019, o negócio ganha envergadura, com a entrada do grupo Jardine Sponchiado, de Porto Alegre, como sócio da Citycar Aluguel de Veículos. Essa parceria, firme até os dias atuais, abriu novos caminhos e mercados.
Hoje, a Citycar Aluguel é a maior locadora gaúcha, com uma frota de mais de 4 mil veículos rodando por todas as regiões do Brasil. Sua sede administrativa e a unidade de atendimento às empresas, incluindo a locação de diárias, está em Santa Cruz do Sul, na Rua 28 de Setembro, 1119, Bairro Goiás. Também mantém unidade de atendimento às empresas junto ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
E os planos do gerente executivo da Citycar Aluguel, o filho mais velho de Jair, Christian Limberger, são de colocar a locadora entre as cinco mais lembradas do Sul do Brasil. Se depender dos serviços personalizados que oferece aos seus clientes, além da flexibilidade, da proximidade e da humanidade, pilares essenciais refletidos por todo o seu time de profissionais, isso deve se concretizar em breve. Cada vez mais empresas e clientes em órgãos e instituições da esfera pública, em diversos estados brasileiros, têm sido conquistados pela locadora.
Praticidade e novidade
Além de disponibilizar veículos para locação em várias modalidades – como no plano mensalista, no carro por assinatura e na diária 28 horas (a maior do Brasil) –, a Citycar Aluguel também faz a gestão de frota para empresas. Mais que uma praticidade, isso permite que a empresa demande menos tempo para tarefas que não fazem parte do seu core business, ou seja, do que realmente dá lucro para o negócio.
Quem visita o showroom da Citycar Veículos ou a frota da Citycar Aluguel se impressiona pela qualidade dos carros. Atenta à segurança, à comodidade e à satisfação dos clientes, a Citycar é sinônimo de credibilidade e de bons negócios. Sempre um passo à frente, o fundador Jair Limberger ainda quer tornar a marca referência na comercialização de veículos elétricos novos e seminovos. Há pelo menos um ano e meio, aliás, a revenda já comercializa os elétricos, que representam 4% dos negócios. Como lembra o visionário Jair, “mais do que vender um carro, é preciso oferecer informação e confiança aos clientes”.



