Chegou o momento de colocar o bloco na rua e sambar na avenida! A partir deste fim de semana, e até terça-feira, 17, o Brasil sedia a maior festa do mundo nas ruas de todos os estados. E no Vale do Rio Pardo não será diferente. Os municípios da região estão preparados para receber milhares de pessoas para as festas de Carnaval, que ocorrem nos próximos dias.
Consolidado na região, o evento deixou de ser apenas uma atividade do calendário. Tornou-se um propulsor econômico para as localidades, evidenciando a importância da cultura na economia. Para os preparativos dos desfiles, por exemplo, as escolas movimentam diferentes setores, do vestuário ao eletrônico, gerando renda e emprego. As atividades representam ainda um forte atrativo para turistas, que aguardam ansiosamente pelas atrações carnavalescas locais.
É tanta festa que fica até difícil para os foliões escolher aonde ir e qual programação aproveitar. Para isso, a Gazeta do Sul mostra as atrações do fim de semana e como se divertir no Carnaval regional.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Escolhida a corte do Carnaval Santa Folia 2026; confira
Avenida Gogóia deve receber 80 mil pessoas durante a festa
O clima de Carnaval já tomou conta de Rio Pardo. Desde essa sexta-feira, a Rua Andrade Neves, principal via da cidade histórica, transformou-se na Avenida Maria da Glória, a Gogóia.
Neste sábado, 14, ocorrerá o tradicional desfile das escolas de samba. A abertura inicia-se às 20h30, com a descida da corte, embalada pela banda Bébi.
Publicidade
A primeira escola a desfilar será a Associação Cultural, Recreativa e Escola de Samba Dragões do Rio Pardo, a partir das 21 horas. O enredo será “Tá na boca do povo!”. Às 22h30, será a vez da Realeza da Vila. Neste ano, o tema será “Da pedra à internet em tempos de inteligência artificial: a Realeza convida você a visitar o mundo real”.
Já à meia-noite, a Candangos desce a Gogóia. Para embalar os foliões, trazem o enredo “O fruto proibido, provar, atiçar o prazer… E se perder no doce sabor do pecado”.
LEIA TAMBÉM: Carnaval altera os serviços em Santa Cruz; confira
Publicidade
O desfile encerra-se com a apresentação da Embaixadores do Ritmo. A escola trará para a avenida o tema “Eu sou o passado, o presente e o futuro… sou a resistência do samba, muito mais que um símbolo: eu sou a Cartola!”
Após a passagem das escolas, a animação continua na Gogóia. Das 3 às 5 horas, ocorre o show com Marcel Knak, no palco principal.
Para o domingo, 15, estão previstas as passagens dos blocos carnavalescos, a partir das 20h30. A animação começa com a descida da corte e a banda Bebi, juntamente com o Bloco da Saúde.
Publicidade
O primeiro a desfilar será o Rosário, às 21 horas. Na sequência, às 22 horas, será O Cupido, seguido pelo bloco Mãos do Samba, às 23 horas, encerrando o desfile. A partir da meia-noite, a animação fica por conta de Marcel Knak, no palco principal.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo recebe reforço policial para o Carnaval
Nesta segunda-feira, 16, será a vez de o Bloco das Donzelas e o Blocos de Camisetas desfilarem, a partir das 21 horas. Antes disso, às 20h30, ocorre o encontro das cortes e a descida pela Gogóia. A noite prossegue com shows no palco principal, que vão até a madrugada de terça-feira.
Publicidade
Já na terça-feira, dia 17, será o dia de a comunidade rio-pardense conhecer os vencedores do Carnaval 2026. Às 17 horas inicia-se a apuração das notas dos desfiles das escolas e dos blocos, a partir das 17 horas. A entrega das premiações ocorrerá às 19 horas.
O secretário de Turismo e Cultura, Renan Della Corte, destaca que as expectativas são as melhores possíveis. Isso porque a economia criativa e a cultura geram um valor expressivo na economia local. “Acreditamos que devam circular mais de R$ 5 milhões na cidade”, afirmou.
Della Corte salientou que o Município investiu na qualificação da infraestrutura para o festa, especialmente na iluminação. Ressaltou ainda o reforço na segurança, inclusive com câmeras de reconhecimento facial. Segundo ele, a expectativa é receber 80 mil pessoas ao longo do Carnaval.
LEIA TAMBÉM: Confira a programação do Santa Folia 2026
Carnaval da Marechal agita Santa Cruz
Não vão faltar samba e alegria em Santa Cruz do Sul. Na segunda-feira, 16, o município sediará mais uma atração do Santa Folia 2026, o Carnaval da Marechal, que promete atrair os foliões para o coração da cidade.
Em entrevista ao programa Chá da Uma, da Rádio Gazeta FM 107,9, o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, explicou que o evento seguirá os moldes do Santa Cruz Multicultural. Dessa maneira, a quadra na esquina com a Rua Borges de Medeiros ficará interditada para a festa. O palco também será montado no formato que aproxima artistas e público, algo que, segundo ele, “foi muito elogiado” no evento mencionado.
As atrações iniciam-se às 18 horas. Até as 20h30 ocorre o Carnaval infantil, com premiação de melhor fantasia. As inscrições poderão ser feitas no Galpão Nilo Barboza, localizado na Praça da Bandeira. No comando do som, DJ Monique se apresenta das 18 horas às 20h30, e depois Marcel Knak e Banda animam a noite.
O Santa Folia 2026 segue com a programação até o mês seguinte. No dia 20 de fevereiro ocorrerá o Carnaval de Rua de Monte Alverne, que terá como atração a Banda Magia e DJ. Já no dia 14 de março, as escolas de samba vão desfilar na Rua Galvão Costa.

LEIA MAIS: Marechal Floriano recebe festa de Carnaval na segunda-feira
CarnaVaires 2026 promete animar o público na Rua Grande
Durante três dias, a Capital Nacional do Chimarrão sedia o CarnaVaires 2026, que promete atrações diversificadas para os foliões. Os desfiles das escolas de samba devem ser o ponto alto da programação, e ocorrerão neste sábado e na segunda-feira, 16.
Mais uma vez, a Rua Grande se transforma em passarela, com muita dança e música para animar a todas as idades. O início da festa será às 20 horas, com a chegada da Corte Municipal e das Cortes Infantil e Adulta do Interior, além dos blocos infantil e adulto do interior.
No sábado, 14, a primeira a desfilar será a Acadêmicos do Samba Négo, com o tema “Um quilombo chamado Négo”. Na sequência, vem a Fiel Tribo Guarani, que traz como enredo os 40 anos da Fenachim. Por fim, será a vez da Unidos da Vila Freese, que apresenta “Exu! Abre os caminhos que a Unidos vai passar”. Na segunda-feira, 16, a ordem na passarela se inverte, começando pela Unidos da Vila Freese, seguida da Fiel Tribo Guarani e terminando com a Acadêmicos do Samba Négo.
A duração de cada apresentação é de até uma hora. Após o desfile, a festa segue com o tradicional arrastão dos blocos, embalado pelo DJ Alexandre, no palco oficial.

LEIA MAIS: CarnaVaires 2026 terá três dias de folia na Rua Grande; veja a programação
Já no domingo, 15, o CarnaVaires conta com o Bailinho da Osvaldo, a partir das 19 horas. No palco, apresentam-se Schê Rodrigues e Banda, Noredi Rodrigues e Banda e do Grupo Mistura Aí.
Conforme a Prefeitura de Venâncio Aires, o evento terá uma equipe privada para garantir a segurança dos foliões, além do apoio da Brigada Militar e do Departamento de Trânsito. Haverá ainda duas ambulâncias. Nos dias 14 e 16, o trânsito na Rua Osvaldo Aranha, entre as ruas Conde D’Eu e Barão do Triunfo, será bloqueado a partir das 17 horas, incluindo as vias transversais.
O secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, afirmou em entrevista ao programa Chá da Uma, da Rádio Gazeta FM 107,9, que a expectativa é receber de 20 mil a 25 mil pessoas no CarnaVaires. Diante da previsão de chuva para os próximos dias, afirmou que decidirão apenas próximo ao horário dos eventos, por volta das 19h45, se haverá necessidade de adiamento ou cancelamento das atividades. “Podemos atrasar os desfiles, mas queremos manter dentro do horário pontual.”
Kroth reiterou que a celebração da maior festa popular brasileira alavanca a economia local, gerando empregos especialmente pelas escolas de samba, que considera de suma importância para a cultura do município. “Estamos muito felizes com os enredos, que vão contagiar a festa”, salientou.

LEIA TAMBÉM: Brilho no Carnaval pode representar risco à visão, alerta oftalmologista
A folia continua!
Encruzilhada do Sul
A Rainha da Serra do Sudeste realiza até segunda-feira, dia 16, mais uma edição do Carnaval. A tradicional festa terá uma programação para todas as idades, com desfile e muita música, além da presença dos blocos carnavalescos e de artistas locais.
Após a escolha da Corte e a tradicional Muamba de Carnaval, nessa sexta-feira, 13, no sábado, 14, ocorrerão os aguardados desfiles das escolas Amimiec, Acadêmicos de Padre Palermo e Mocidade Independente, além da participação do Bloco Bar da Jake. A festa contará ainda com apresentações musicais, incluindo o Grupo do Bola.
Já este domingo, 15, será das crianças. Elas vão participar da Folia Kids. Haverá ainda espetáculos musicais, seguidos de show de pagode de Tom Barreto e banda. O Bumba Meu Boi, DJs e show do grupo Tchê Chaleira dão sequência à folia. Já na segunda-feira, as escolas voltam a desfilar, marcando o fim da festa. De acordo com a Prefeitura, a expectativa é receber cerca de 10 mil foliões durante a programação.
Candelária
A terra dos dinossauros terá atrações diversificadas durante o Carnaval. No domingo, 15, a Rua Coberta vai sediar o CarnaRock a partir das 16 horas, com diversas bandas de Santa Cruz do Sul para agitar os roqueiros. Já na segunda-feira, dia 16, a Rua Coberta receberá DJ Jesus, a Escola de Samba Unidos da Vila e Cacá Oliveira. A programação inicia-se às 21 horas. Antes, a partir das 16 horas, Luiza Jung vai realizar maquiagens artísticas para a festa.
LEIA TAMBÉM: Mais de 119 mil veículos devem passar pela RSC-287 neste Carnaval
Passo do Sobrado
A festa carnavalesca ocorre nesta segunda-feira, 16, a partir das 19 horas. A programação inclui show do Grupo Amor a Mais, além do Desfile de Fantasia Infantil.
Vera Cruz
As crianças são destaque na Capital das Gincanas. No dia 22 de fevereiro, domingo, o Parque da Feira da Produção sedia o tradicional Bailinho de Carnaval, com atrações voltadas aos pequenos. A festa será das 15 horas às 19 horas e inclui animadores e personagens. Não faltarão brinquedos infláveis e cama elástica para os pequenos.
Pantano Grande
Apesar da data, o município não ficará de fora da maior festa popular do planeta. O tradicional Carnaval Fora de Época de Pantano Grande ocorrerá entre os dias 13 e 15 de março, com a expectativa de reunir milhares de visitantes, incluindo turistas argentinos. A programação ainda está sendo fechada, através da Secretaria Municipal de Turismo, e deverá ser divulgada na próxima semana. Estão confirmados desfiles de blocos, escolas de samba de municípios vizinhos e outras atrações musicais.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!