Os projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular serão conhecidos na próxima sexta-feira, 19, às 13h30, na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), quando será realizada a Assembleia Regional Ampliada. Na oportunidade serão definidos os projetos que comporão a cédula, em número de seis, bem como a divisão dos recursos, cujo valor global será de R$ 2.228.571,43.
O presidente do Corede VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca a importância de manter a divisão proporcional dos recursos aplicada há anos entre as duas microrregiões, ficando 2/3 para o Baixo Vale e 1/3 para o Centro-Serra e, claro, buscar trabalhar com projetos de âmbito regional.
“Ao todo foram 12 propostas elencadas, sendo duas concomitantes, e, de forma democrática, iremos para o voto em cédula de papel para definição das seis que comporão a cédula de votação”, frisou Petry. Haverá também a participação da equipe do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP) que irá apresentar o modelo de votação popular. A Consulta Popular esse ano acontece de 6 a 10 de outubro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Endividamento e inadimplência atingem novo recorde; cartão de crédito lidera aumento
Duas assembleias microrregionais antecederam a etapa da Ampliada, oportunidade em que foram apreciadas as 57 propostas elencadas no Caderno de Demandas Elegíveis e os proponentes defenderam as suas ideias. O encontro em Segredo elegeu as seguintes demandas: Planejamento urbano em pequenos municípios gaúchos (Desenvolvimento Urbano); Fortalecer e fomentar a produção e agro industrialização de alimentos da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo (Desenvolvimento Rural); Implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural (Meio Ambiente); Divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo (Turismo); Aquisição e distribuição de calcário (Agricultura) e Atualização da sinalização turística (Turismo). Foram eleitos como delegados: Jesus Edemir Rodrigues, Nadiane Luciane Meili Speth e Rafael Puntel.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa do IBGE vai mapear efeitos das enchentes no Vale do Rio Pardo
Publicidade
Já na assembleia do Baixo Vale, realizada em Santa Cruz do Sul, foram eleitas as seguintes propostas: Revitalização do aeroporto de Santa Cruz do Sul para consolidá-lo regionalmente no suporte em emergências, saúde e negócios (Transportes); Fortalecer e fomentar a produção e agroindustrialização de alimentos da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo (Desenvolvimento Rural); Programa de castrações de cães em situação de abandono (Meio Ambiente); Divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo (Turismo); Fortalecimento da agricultura familiar: para comercialização de produtos das agroindústrias familiares (Desenvolvimento Rural) e Sinalização turística do Vale do Rio Pardo (RS), alinhada à duplicação da rodovia RSC-287 (Turismo). Foram eleitos como delegados: Alex Wegner, Carmen Jost, Cícero Augusto Garcia, Clemente José Käfer, Enilda Lopes de Carvalho, Ingrid Kampf, Ivani Ana Friedrich, Jackson Rabuske, Macsuel Borges Durante, Mônica Cristina Fernandes de Moraes, Nilmar Piva Bortolotto e Sérgio Araújo da Silva.
LEIA TAMBÉM: Metade das empresas da região já se recadastrou na Receita Estadual; prazo segue até o fim do mês
Quem tem direito a voto na assembleia de sexta-feira:
- prefeitos da região
- presidentes de Câmaras de Vereadores
- presidentes de Comudes
- deputados estaduais e federais com domicílio eleitoral na região
- diretoria executiva do Corede/VRP
- ex-presidentes do Corede/VRP
- segmentos da sociedade civil organizada
- delegados eleitos nas microrregionais (15)
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!