Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREOCUPANTE

Região tem um dos maiores índices de suicídio do Estado

Foto: Agência Brasil

No mês de setembro, dedicado à reflexão sobre o suicídio como problema de saúde pública, a Secretaria da Saúde (SES) divulga o Informe Epidemiológico Suicídio e Lesão Autoprovocada. O documento apresenta dados preliminares de 2022 sobre a mortalidade por suicídio no Rio Grande do Sul e no cenário nacional e mundial.

O informe traz recomendações para os gestores de saúde regionais e municipais sobre a importância da notificação dos casos. Destaca, ainda, o papel dos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS) e Atenção Secundária para a identificação do comportamento suicida, a fim de possibilitar uma avaliação de risco adequada e evitar a evolução dos casos.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra 241 suicídios em dez anos

Publicidade

De acordo com o Informe, a região da 13ª Coordenadoria de Saúde, que abrange os municípios de Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz, registra um dos maiores índices de suicídio do Estado. A média ficou entre 20,3 e 21,3 para cada 100 mil habitantes. Apenas as regiões de Santa Rosa e Frederico Westphalen apresentaram uma média tão alta. No Rio Grande do Sul, pouco passa de 14. Em 2022, foram 1.560 registros de suicídio.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.