A oferta de uma área para a construção de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Santa Cruz do Sul foi debatida no gabinete da prefeita Helena Hermany na manhã dessa sexta-feira, 15. Em reunião articulada pelo vereador Alberto Heck, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, e sua equipe apresentaram à prefeita e servidores municipais algumas predefinições para que o município esteja apto a participar da chamada pública que irá escolher as cidades a serem contempladas com novos campi da instituição.
LEIA MAIS: Santa Cruz pode receber unidade do IFFar; entenda
No encontro, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, destacou que o momento político é oportuno para a expansão dos institutos federais. Segundo ele, Santa Cruz tem grandes potenciais para receber esse tipo de instituição de ensino, devido à sua “localização e condição socioeconômica privilegiada”, como também pela “mobilização conjunta dos poderes Executivo e Legislativo”. Nunes avaliou ainda que um campus do IFSul poderá trazer impactos positivos no desenvolvimento regional, ao possibilitar que mais pessoas tenham acesso a uma educação gratuita e de qualidade.
Publicidade

Se Santa Cruz do Sul vier a ser contemplada, receberá um campus padrão, com 70 docentes, 45 funcionários técnico-administrativos e capacidade de atender até 1,2 mil alunos. No município, o intuito é priorizar formações de nível técnico e superior com viés tecnológico.
LEIA TAMBÉM: Comitê fará a defesa da instalação de Instituto Federal em Santa Cruz
A prefeita explicou, no entanto, que a comunidade deverá ser ouvida para que a definição dos cursos seja feita de forma a atender às demandas profissionais da região. Helena avaliou que a Prefeitura poderá disponibilizar áreas públicas para as instalações físicas do campus e designou servidores para atuarem na verificação técnica de locais adequados para as edificações. Essas definições deverão ser anexadas na documentação a ser submetida na chamada pública, que ainda não tem data definida.
Publicidade
O IFSul está presente na região dos Vales desde 2010, a partir do campus instalado em Venâncio Aires, atendendo os municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde, Vera Cruz, Sinimbu e outros. Oferece cursos de Ensino Médio integrado ao técnico na área de Informática e Refrigeração, cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (Eletromecânica e Refrigeração), Educação de Jovens e Adultos profissionalizante (EJA-EPT), curso superior Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, curso de Especialização em Educação, entre outros.
LEIA MAIS: IFSul abre as inscrições para processo seletivo
A instituição possui número significativo de estudantes e de servidores santa-cruzenses. A atuação do IFSul na região conta com campus em Lajeado e Charqueadas, sendo esse o âmbito territorial da instituição. A instalação de um Instituto Federal em Santa Cruz do Sul é considerada importante para fomentar o desenvolvimento e promover a qualificação da mão de obra. De acordo com a rede federal, a proposta é oferecer uma educação integral e cidadã capaz de formar profissionais de excelência no Brasil inteiro.
Publicidade
No Ministério da Educação
No mês passado, a prefeita Helena Hermany se reuniu com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira. Ela demonstrou interesse na instalação de um instituto federal de educação profissional e tecnológica em Santa Cruz do Sul.
No encontro em Brasília, no dia 23, agendada por intermédio do deputado federal Heitor Schuch, Helena frisou que a demanda é fruto de mobilização regional, envolvendo prefeitos, entidades de classe e comunidades dos municípios vizinhos. No mesmo dia, uma audiência pública sobre o tema ocorreu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, proposta por Alberto Heck (PT), um dos defensores da causa.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade