Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ENSINO

Reitor do IFSul se reúne com a Prefeitura para debater unidade em Santa Cruz

Se Santa Cruz do Sul vier a ser contemplada, receberá um campus padrão, como o do IFSul de Venâncio Aires

A oferta de uma área para a construção de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Santa Cruz do Sul foi debatida no gabinete da prefeita Helena Hermany na manhã dessa sexta-feira, 15. Em reunião articulada pelo vereador Alberto Heck, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, e sua equipe apresentaram à prefeita e servidores municipais algumas predefinições para que o município esteja apto a participar da chamada pública que irá escolher as cidades a serem contempladas com novos campi da instituição.

LEIA MAIS: Santa Cruz pode receber unidade do IFFar; entenda

No encontro, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, destacou que o momento político é oportuno para a expansão dos institutos federais. Segundo ele, Santa Cruz tem grandes potenciais para receber esse tipo de instituição de ensino, devido à sua “localização e condição socioeconômica privilegiada”, como também pela “mobilização conjunta dos poderes Executivo e Legislativo”. Nunes avaliou ainda que um campus do IFSul poderá trazer impactos positivos no desenvolvimento regional, ao possibilitar que mais pessoas tenham acesso a uma educação gratuita e de qualidade.

Publicidade

Encontro realizado nessa sexta-feira foi mais um passo em torno do projeto que busca a instalação do Instituto Federal no município | Foto: Isadora Oliveira/Divulgação/GS

Se Santa Cruz do Sul vier a ser contemplada, receberá um campus padrão, com 70 docentes, 45 funcionários técnico-administrativos e capacidade de atender até 1,2 mil alunos. No município, o intuito é priorizar formações de nível técnico e superior com viés tecnológico.

LEIA TAMBÉM: Comitê fará a defesa da instalação de Instituto Federal em Santa Cruz

A prefeita explicou, no entanto, que a comunidade deverá ser ouvida para que a definição dos cursos seja feita de forma a atender às demandas profissionais da região. Helena avaliou que a Prefeitura poderá disponibilizar áreas públicas para as instalações físicas do campus e designou servidores para atuarem na verificação técnica de locais adequados para as edificações. Essas definições deverão ser anexadas na documentação a ser submetida na chamada pública, que ainda não tem data definida.

Publicidade

O IFSul está presente na região dos Vales desde 2010, a partir do campus instalado em Venâncio Aires, atendendo os municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde, Vera Cruz, Sinimbu e outros. Oferece cursos de Ensino Médio integrado ao técnico na área de Informática e Refrigeração, cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (Eletromecânica e Refrigeração), Educação de Jovens e Adultos profissionalizante (EJA-EPT), curso superior Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, curso de Especialização em Educação, entre outros.

LEIA MAIS: IFSul abre as inscrições para processo seletivo 

A instituição possui número significativo de estudantes e de servidores santa-cruzenses. A atuação do IFSul na região conta com campus em Lajeado e Charqueadas, sendo esse o âmbito territorial da instituição. A instalação de um Instituto Federal em Santa Cruz do Sul é considerada importante para fomentar o desenvolvimento e promover a qualificação da mão de obra. De acordo com a rede federal, a proposta é oferecer uma educação integral e cidadã capaz de formar profissionais de excelência no Brasil inteiro.

Publicidade

No Ministério da Educação

No mês passado, a prefeita Helena Hermany se reuniu com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira. Ela demonstrou interesse na instalação de um instituto federal de educação profissional e tecnológica em Santa Cruz do Sul.

No encontro em Brasília, no dia 23, agendada por intermédio do deputado federal Heitor Schuch, Helena frisou que a demanda é fruto de mobilização regional, envolvendo prefeitos, entidades de classe e comunidades dos municípios vizinhos. No mesmo dia, uma audiência pública sobre o tema ocorreu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, proposta por Alberto Heck (PT), um dos defensores da causa.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.