Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

QUAL A SOLUÇÃO?

Relatório sugere medidas para a preservação e manutenção do Túnel Verde; confira

Equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros atuaram ao longo do dia na remoção das plantas que apresentaram problemas

Equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros atuaram ao longo do dia na remoção das plantas que apresentaram problemas | Foto: Lucas Lange

Foram retiradas nessa quarta-feira, 12, duas tipuanas da Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul. Uma delas cedeu e ficou escorada sobre o prédio de uma farmácia. Ambas faziam parte do Túnel Verde e estavam próximas do cruzamento com a Rua 28 de Setembro. O trabalho de remoção se estendeu ao longo do dia e foi feito em conjunto por equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Por questões de segurança, a energia elétrica do entorno foi desligada em alguns momentos.

As árvores estavam localizadas na quadra entre as ruas 28 de Setembro e Júlio de Castilhos, onde decorrem as obras de revitalização do calçadão da Floriano. Diante da exposição das raízes, especialistas analisaram e constataram que não havia outra solução além da supressão. O caso chama a atenção em razão de um precedente: em 14 de julho de 2022, na quadra em frente ao Palacinho, outra tipuana já havia caído após a conclusão da ampliação do calçadão.

LEIA MAIS: Árvore tipuana que cedeu no Centro de Santa Cruz será removida

Publicidade

O Conselho Municipal de Gestão Socioambiental realizou uma reunião extraordinária na tarde dessa quarta-feira para tratar do Túnel Verde. A discussão girou em torno de outras quatro tipuanas que também apresentam problemas. Uma fica perto da esquina com a Rua Ramiro Barcelos, duas em frente ao Colégio Marista São Luís e outra ao lado do cruzamento com a Júlio de Castilhos. Todas apresentam inclinação e a sugestão, com base em laudos de especialistas, é que se esgotem as possibilidades de manutenção antes de decidir pela supressão.

Duas tipuanas removidas

Rebaixamento das copas, podas corretivas, instalação de escoras e adequações nas calçadas são algumas das possibilidades citadas no relatório encaminhado à Prefeitura e Ministério Público. Os profissionais ouvidos foram os engenheiros florestais Jorge Farias, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Juarez Iensen Pedroso Filho, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz (Seasc) também foi consultada.

LEIA MAIS: Ambientalista defende plano diretor específico para a preservação do Túnel Verde

Publicidade

Ao comentar as obras do calçadão, José Alberto Wenzel frisou que as medidas citadas no relatório precisam ser executadas antes do início das intervenções na via e nas calçadas.

“Essas tipuanas nem são tão velhas, elas estão na metade da vida. Precisa ser feito um trabalho diferenciado para evitar problemas futuros, mas vamos reunir o conselho em outro momento para tratar disso.” Wenzel reforçou ainda a necessidade de um monitoramento constante das tipuanas e um plano de gestão específico para o Túnel Verde.

Transtornos no comércio

Sem energia, estabelecimentos comerciais do entorno suspenderam o atendimento e alguns optaram por fechar as portas
Sem energia, estabelecimentos comerciais do entorno suspenderam o atendimento e alguns optaram por fechar as portas

Os estabelecimentos comerciais das redondezas da obra do calçadão sofreram novamente com a falta de energia elétrica. Durante a retirada da tipuana, a rede foi desligada e afetou a Marechal Floriano, do cruzamento com a Júlio de Castilhos até o cruzamento com a Sete de Setembro; 28 de Setembro e Borges de Medeiros, entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro; e 28 de Setembro, cerca de meia quadra entre a Floriano e a Tenente Coronel Brito.

Publicidade

VEJA TAMBÉM: FOTOS: veja como ficou o Túnel Verde de Santa Cruz após retirada de tipuana

Na semana passada, os transtornos já haviam ocorrido em pelo menos duas ocasiões e obrigaram os comerciantes a fechar as portas. De acordo com a RGE, os problemas foram causados por sobrecargas na rede que danificaram transformadores naquela região.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.