Em cerimônia realizada na noite de terça-feira, 16, em Porto Alegre, a repórter Vanessa Behling, da Gazeta do Sul, conquistou o segundo lugar na categoria Impresso do 12º Prêmio Adpergs de Jornalismo. Com a reportagem intitulada Defensoria Pública garante amparo às mulheres, publicada no dia 25 de novembro, a jornalista mostrou como a atuação da Defensoria Pública tem feito a diferença na vida das mulheres atendidas.
O prêmio, organizado pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs) teve como tema central neste ano Direito da Mulher – Ser, viver e existir. O objetivo da iniciativa é reconhecer trabalhos jornalísticos que evidenciem a atuação da Defensoria Pública na garantia dos direitos fundamentais e no combate à violência de gênero.
CONFIRA A REPORTAGEM VENCEDORA: Defensoria Pública atendeu 2,5 mil casos de violência doméstica em um ano na região; veja como denunciar
Publicidade
Nesta 12ª edição, o concurso recebeu 92 reportagens de profissionais e estudantes de todo o País. A disputa envolveu participantes de 20 estados, além do Distrito Federal, consolidando o caráter nacional da premiação. As categorias abrangeram formatos em texto (impresso e internet), áudio, vídeo, fotojornalismo e uma seção dedicada a universitários.
O evento ocorreu no auditório Daniela Hidalgo, na sede da Defensoria Pública do Estado, e reuniu autoridades, defensores públicos e representantes de entidades de classe. Além do reconhecimento ao jornalismo profissional, a premiação deste ano prestou homenagem a figuras históricas e contemporâneas que lutaram pelos direitos femininos, como Dandara dos Palmares, Maria Júlia Coutinho e Bertha Lutz.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!