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GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Retrospectiva 2021: ano foi de desafios e mudanças na educação

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Mânica termina o ano ainda à espera de uma solução

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A Escola Estadual José Mânica terminou 2021 ainda à espera de uma solução para um impasse que está prestes a completar uma década. Diante da situação, a Prefeitura de Santa Cruz anunciou, em novembro, que pretende tomar a frente para encontrar uma solução definitiva. O Município estuda propor um convênio com o Estado para assumir a responsabilidade pela obra do novo prédio ou até mesmo pela gestão do educandário.

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Em março, o governo do Estado chegou a anunciar que tinha previsão de recursos na ordem de R$ 1 milhão para a obra. A previsão era dar início aos trabalhos em maio, mas até o fim do ano o projeto sequer havia sido encaminhado para licitação. No dia 16 de dezembro, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, reiterou que Estado realize as obras de reconstrução do prédio da escola anunciadas em abril. A expectativa é por um desfecho no decorrer de 2022.

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Escola cívico-militar

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aprovação do acordo de cooperação técnica, entre Ministério da Educação e o governo estadual, foi publicada no Diário Oficial no mês de outubro. Com isso, abriu-se prazo para organizar a implantação do modelo de ensino no município com a compra de materiais escolares e seleção dos militares da reserva que vão atuar no programa de orientação aos pais durante o período de matrículas.

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O Pecim tem o objetivo de reduzir a violência, a repetência e a evasão escolar. A estratégia é pautada na transmissão de valores, como civismo, disciplina e coletividade. A intenção é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, e estimular a participação dos jovens na sociedade como cidadãos, conscientes do papel que podem desempenhar. O planejamento é implantar o Pecim em 216 escolas em todo o Brasil até 2023.

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Para as crianças

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Transição na Unisc

Em meio a um cenário de crise no ensino superior privado brasileiro, a Unisc, maior estabelecimento de educação do Vale do Rio Pardo, passou por uma nova transição na gestão em 2021, 35 anos após a primeira eleição direta na instituição. Em novembro, o atual vice-reitor Rafael Frederico Henn foi eleito em chapa única para comandar a universidade até 2025.

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Santa-cruzense, Henn é professor desde 2005 na área de Administração e estava na gestão superior desde 2016. Na posse, que ocorreu no dia 21 de dezembro, Henn reconheceu as adversidades e apontou como desafios dos próximos anos a expansão do ensino híbrido, a mudança nos perfis dos alunos, a concorrência cada vez mais forte com EAD e a presença de grandes grupos econômicos no setor. “Precisamos rever métodos, repensar currículos, compreender a necessidade dos alunos, buscar novas fontes de receita, ampliar os ambientes de inovação e empreendedorismo e estar mais perto das comunidades onde atuamos”, disse. Sua vice será a professora do Departamento de Biologia e Farmácia Andréia Rosane de Moura Valim.

Henn sucederá Carmen Lúcia de Lima Helfer, que ficou oito anos no cargo. Sua gestão foi marcada pelo enfrentamento à crise e à pandemia da Covid-19. Será a quinta pessoa a dirigir a Unisc desde o reconhecimento como universidade – antes de Carmen, vieram Wilson Kniphoff da Cruz, Luiz Augusto Costa a Campis e Vilmar Thomé.

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Rafael Frederico Henn e Andréia Rosane de Moura Valim foram empossados em dezembro | Foto: Desire Allram

O QUE ESPERAR EM 2022

Novo Ensino médio

O novo Ensino Médio começa a ser implementado nas escolas públicas e privadas do País a partir de 2022. Com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação, as mudanças serão iniciadas de forma gradual, com as primeiras séries do Ensino Médio. Em 2023 com as primeiras e segundas séries, completando o ciclo de implementação nas três séries em 2024.

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A mudança traz uma nova organização curricular e amplia a carga horária mínima de 800 horas para mil horas anuais. O modelo poderá ofertar até cinco itinerários formativos, que possibilitarão ao estudante escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos. Eles podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. As redes de ensino terão autonomia para definir os itinerários ofertados. Os itinerários são: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.

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Expediente
Texto e pesquisas:
Dejair Machado
Textos: Cristiano Silva, Dejair Machado, Iuri Fardin, João Cléber Caramez, Pedro Garcia e Romar Beling
Revisão: Luís Fernando Ferreira

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