Cinco meses após o rompimento da barragem de Fundão em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, em Minas Gerais, a revista experimental Exceção, da Universidade de Santa Cruz do Sul, retornou ao epicentro do maior desastre ambiental do país.
Além da reportagem especial para edição impressa, o estudante de Jornalismo Régis de Oliveira Júnior e o repórter fotográfico Cesar Lopes produziram um documentário com as famílias que perderam parentes, casas e recordações.
“Em Paracatu, encontramos árvores retorcidas, arrancadas impiedosamente do chão. Alguns troncos exibiam brotos verdes. A lama aparentemente endureceu por cima das casas, mas era só pisar com força no chão que ela se desfazia e delatava o tom escuro do minério de ferro”, conta Régis.
Publicidade
A elaboração do material foi orientada pelo professor da disciplina de Jornalismo de Revista, Demétrio de Azeredo Soster. A publicação da Exceção está programada para o final do primeiro semestre.
Para assistir o documentário, clique aqui
EXCEÇÃO – Desde 2006, a disciplina Jornalismo de Revista propicia aos alunos a habilidade e os conhecimentos necessários para produzir conteúdo, aspecto visual e paginação, além de noções gerais para a edição desse tipo de veículo.
Publicidade