Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

cartão-postal

RGE afirma que removerá fios da frente da Catedral

Foto: Rafaelly Machado

Fotos do templo, principal destaque turístico da cidade, são prejudicadas pelos fios

Há dois anos, um problema relacionado à distribuição de energia elétrica na frente da Catedral São João Batista, principal cartão-postal de Santa Cruz do Sul, aguarda solução. Em 2019, após diversos pedidos feitos especialmente por fotógrafos para a retirada dos fios e cabos dispostos na Rua Ramiro Barcelos, com o intuito de dar maior visibilidade ao templo quando fotografado de dentro da Praça Getúlio Vargas, a Prefeitura solicitou à empresa RGE que fizesse a retirada.

Na mesma época, uma equipe técnica da concessionária verificou a rede no local e a possibilidade dela ser alterada entre os dois postes de energia posicionados nas duas laterais da entrada da praça. A rede subterrânea chegou a ser cogitada, mas logo foi descartada.


Um projeto para retirada da rede elétrica que passa na frente da Catedral foi aprovado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que teria, inclusive, confirmado o nome da empresa privada que faria o serviço, ao custo de R$ 32,8 mil. No entanto, a ordem para o início da obra ainda não foi assinada e não há prazo para início e conclusão.

Publicidade

LEIA MAIS:
Contratada empresa que irá retirar fios em frente à Catedral
Prefeitura estuda retirada dos fios elétricos em frente à Catedral

Nos últimos dias, a modificação da rede foi novamente questionada pela comunidade. A Gazeta do Sul entrou em contato com a Administração Municipal e foi informada, por meio de nota da Secretaria Municipal de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, que “cabe à RGE providenciar a retirada dos cabos de telecomunicações e telefonia em frente à Catedral São João Batista. A remoção desse cabeamento é de responsabilidade da concessionária e como isso não foi feito até agora, a empresa contratada pela Prefeitura não conseguiu dar continuidade ao serviço. O Município aguarda pela atuação da RGE”.

Foto: Rafaelly Machado


Sem detalhar quando nem como a obra será realizada, a Prefeitura adiantou apenas que a rede de energia da quadra da Ramiro Barcelos, entre as ruas Marechal Deodoro e Marechal Floriano, será modificada. E que o poste que fica entre o prédio do Dom Alberto e a Catedral será retirado, assim como a fiação que passa na área. Já os serviços de telecomunicações, como cabos de telefonia e internet, serão redirecionados para outros postes da rede.

Publicidade

Na última quarta-feira, a RGE esclareceu que as empresas de telefonia, internet e outras que têm cabos e fios fixados junto aos postes da distribuidora já foram notificadas a realizar a regularização deles. No entanto, até o término do prazo estipulado, nenhuma manifestação foi feita. Por isso, caberá à própria RGE fazer a remoção nos próximos dias.

LEIA MAIS: Confira as principais mudanças na legislação de Santa Cruz aprovadas em 2020

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.