Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INDICADORES

Rio Grande do Sul registra em 2025 a menor taxa de desemprego anual da série histórica do IBGE

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

O Rio Grande do Sul apresentou uma taxa de desocupação anual de 4%, a menor registrada no Estado em toda a série histórica (iniciada em 2012) do levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a 2024, o RS recuou mais de 1,2 ponto percentual (p.p.) no índice, reduzindo a desocupação. 

Os dados aparecem na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada na sexta-feira, 20. O estudo foi realizado a partir de análise de indicadores de trabalho, renda e demais parâmetros socioeconômicos do país.

O estudo revela ainda que o Rio Grande do Sul ficou abaixo da taxa média de desemprego do Brasil (que foi de 5,6%), figurando entre os dez primeiros Estados com as menores taxas. O RS fechou 2025 mantendo o percentual de ocupação já registrado no ano anterior, em 63%. Já a taxa de subutilização registrou uma queda de 2,8 p.p. em relação a 2024, com 7,7%.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Cinco projetos ingressam na pauta da Câmara de Santa Cruz nesta segunda

Outro dado, desta vez referente ao quarto trimestre do ano, mostra índices positivos do RS também quanto ao número de pessoas formalizadas no mercado de trabalho. Nesse período, o Estado aparece com o terceiro melhor resultado de empregados do setor privado com carteira assinada, com 81,5% – mais de 7 p.p. acima do índice nacional, que ficou em 74,4%.

Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, políticas públicas do governo Leite, direcionadas à empregabilidade e, principalmente, à qualificação, podem ser apontadas como um fator essencial para a redução dos índices de desemprego e subutilização do emprego.  

Publicidade

“Esses números históricos são resultado direto de um trabalho contínuo e estratégico. Investir em políticas públicas voltadas para a qualificação profissional significa preparar nossa gente para as oportunidades que o mercado oferece e criar novas perspectivas. Estamos transformando a vida de muitas pessoas em histórias reais de trabalho digno e renda”, destaca Sossella. 

LEIA TAMBÉM: Queda do tarifaço dos EUA deve beneficiar o agronegócio brasileiro

Redução da informalidade 

A taxa anual de informalidade do Estado ficou em 31,4% – 0,6 p.p. menor que o ano anterior. Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul marca posição entre os primeiros dez colocados, em quarto lugar – atrás apenas de São Paulo (29%), Distrito Federal (27,3%) e Santa Catarina (26,3%). O número registrado no RS é 6,7 p.p. menor que a média do Brasil (38,1%).  

Publicidade

Último trimestre do ano apresenta menor taxa de desemprego de 2025  

O quarto trimestre de 2025 apresentou uma taxa de desemprego de 3,7% no Rio Grande do Sul, a menor dos últimos 13 anos. O número supera o índice registrado no trimestre anterior, quando o Estado já havia assinalado, pela segunda vez, o melhor resultado desde 2012.  

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz recebe inscrições para residência jurídica

A taxa de desemprego apresentou uma redução de 0,4% em relação ao terceiro trimestre de 2025, quando alcançou 4,1% – 1 p.p menor do que o mesmo trimestre de 2024. De acordo com o levantamento, o RS possui 229 mil pessoas desocupadas atualmente, o menor da série histórica.  

Publicidade

Já a taxa de subutilização, no balanço do ano, teve queda de 2.8 p.p em relação a 2024, com 7,7%. O número total de pessoas subutilizadas no quarto trimestre é o menor registrado no período de 2012 a 2025, com 492 mil pessoas – 1,6% menor em relação ao mesmo trimestre de 2024. É a primeira vez que o Estado atinge uma taxa abaixo de 8%, com 7,9% no último trimestre do ano. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.