Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MERCADO DE TRABALHO

Rio Grande do Sul registra menor taxa de desemprego dos últimos 13 anos

O Rio Grande do Sul marca o segundo trimestre de 2025 com uma taxa de desemprego de 4,3%. Esse é o menor índice registrado desde 2012. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que investiga as condições do mercado de trabalho do país, inclusive aqueles sem vínculo formal, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego apresentou uma redução de 1 ponto percentual em relação ao 1º trimestre de 2025, quando alcançou 5,3% – um percentual 0,5% menor do que o mesmo trimestre do ano anterior. De acordo com o levantamento, o RS possui 266 mil pessoas desocupadas atualmente.

LEIA TAMBÉM: Sistema Fiergs pede apoio à bancada federal gaúcha para minimizar impactos do tarifaço

Publicidade

O número total de pessoas subutilizadas no 2º trimestre de 2025 é o menor registrado no período de 2012 a 2025, com 593 mil pessoas – 0,8% menor em relação ao 1º trimestre de 2025. É a segunda vez que o Estado registra uma taxa abaixo de 10%, com 9,5%.

Políticas públicas direcionadas à qualificação profissional

Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, políticas públicas direcionadas à empregabilidade e, principalmente, à qualificação, podem ser apontadas como um fator essencial para a redução dos índices de desemprego e subutilização do emprego. 

LEIA TAMBÉM: Quatro em cada 10 universitários já trancaram o curso por não conseguir pagar mensalidades

Publicidade

“Esses números históricos são resultado direto de um trabalho contínuo e estratégico. Investir em políticas públicas voltadas para a qualificação profissional significa preparar nossa gente para as oportunidades que o mercado oferece e para criar novas perspectivas. Estamos transformando a vida de muitas pessoas em histórias reais de trabalho digno e renda”, destaca Sossella. 

Desemprego na região Sul 

A taxa de desemprego reduziu significativamente no Sul na comparação com o mesmo trimestre de 2024: de 4,6% para 3,6%, saindo de 782 mil, para 611 mil pessoas. A região teve o menor percentual de desemprego do Brasil, seguido da região Centro-Oeste, com 4,6%. A região com a maior taxa de desemprego foi a Nordeste, com 8,2% de desocupação.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.