Rio Pardo deu o primeiro passo para a construção de seu primeiro condomínio habitacional popular vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida. Na manhã dessa terça-feira, 10, em solenidade no Bairro Boa Vista, foi assinado o termo de início das obras do Residencial Nova Boa Vista.
As moradias serão erguidas pela Dammann Construtora e Urbanizadora, de Teutônia, com prazo de entrega de 18 meses. Cada unidade terá 52,77 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. O edital com os critérios de seleção deve ser publicado ainda neste mês. O processo de seleção das famílias deve ser aberto em março.
LEIA TAMBÉM: “Um novo começo”, dizem famílias que buscam casas no Loteamento Santa Maria II
Publicidade
Representando o Ministério das Cidades, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Cristiano Schumacher, ressaltou que a habitação é sinônimo de desenvolvimento. “Nossa missão é transformar a vida das pessoas. Esse deve ser o propósito de qualquer ente público”, afirmou. Segundo ele, a Caixa assina diariamente cerca de 2 mil contratos habitacionais no País, movimentando R$ 1 bilhão por dia.
O prefeito Rogério Monteiro enfatizou o caráter inédito do projeto. “São 50 casas para a população mais carente, que hoje vive sob risco de eventos climáticos.” Monteiro explicou que o Município doou o terreno, escolhido estrategicamente por estar em área alta e dotada de infraestrutura de saneamento, iluminação e pavimentação.
“Este projeto habitacional é do governo federal. Nós estamos entrando no projeto de construção das casas doando esse terreno e realmente buscamos por um terreno onde essas pessoas estarão protegidas de qualquer tipo de evento climático, numa área nobre, que já conta com infraestrutura como iluminação, saneamento básico, pavimentação”, ressaltou.
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Residencial Morada das Lavandas será inaugurado nesta quarta em Venâncio Aires
Além do condomínio, o governo do Estado aprovou a construção de mais 40 moradias: 20 na Vila Pinheiro e 20 no Mutirão do Camargo. Outras 16 unidades, via Defesa Civil Nacional, beneficiarão famílias que hoje ocupam contêineres após perderem seus imóveis na enchente de 2024. Monteiro adiantou que um novo projeto habitacional deve ser anunciado em breve.
Ministro entrega residencial em Venâncio Aires
Em Venâncio Aires, 112 famílias irão receber nesta quarta-feira, 11, as chaves do Residencial Morada das Lavandas. O ato marcado para as 16 horas, no Bairro Aviação, terá a presença do ministro das Cidades, Jader Filho.
Publicidade
Com aporte de R$ 15 milhões do governo federal, o empreendimento foi construído pela ALM Engenharia. Foram priorizadas mulheres chefes de família, idosos, pessoas com deficiência e atingidos pela calamidade climática.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade