O Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul se transformou no centro das atenções de tradicionalistas que acompanharam o 15º Rodeio do PTG Areial Santa Cruz. O encontro recebeu 172 equipes formadas por quartetos de diversas cidades para disputa nas modalidades de tiro de laço em diversas categorias.
Marcos Joel dos Santos, o Téo Santos, patrão do PTG Areial Santa Cruz, evidenciou que a presença do público superou as expectativas. “Não esperávamos que o rodeio iria crescer tanto. Tivemos participantes dos quatro cantos do Estado porque temos o rodeio da família com várias modalidades que envolvem várias gerações das famílias que cultivam a nossa tradição”, disse.
LEIA TAMBÉM: Festival Brasas e Acordes será na Semana Farroupilha; veja programação
Publicidade
Entre as modalidades, o patrão destacou a vaca parada para as crianças, que teve a participação de 108 pequenos laçadores e distribuiu uma variada premiação, incluindo animais e peças da indumentária gaúcha para incentivar os pequenos na prática do tiro de laço. “Essas crianças eram só alegria. A cada ano buscamos aprimorar para incentivar eles, que são o futuro do nosso tradicionalismo”, informou.
O rodeio iniciou na quinta-feira à noite com variada programação. Na sexta-feira foi realizada uma tarde voltada para a inclusão social, contando com a participação de crianças com o espectro autista no evento. “Na sexta-feira realizamos o projeto Luz Azul com autistas e alunos da Apae, que puderam andar a cavalo e receber um troféu de participação”, disse.
LEIA MAIS: Churrascada na Praça da Bandeira e desfile noturno são novidades da Semana Farroupilha
Publicidade
Uma das novidades foi a realização da prova da rédea, uma competição de velocidade e controle do animal. Nesta atividade, os participantes precisaram realizar um circuito entre balizas divididas em quatro cantos da pista e no formato zigue-zague e esbarrar com o cavalo, o que foi uma atração para o público.
Campeão da Fecars em 2024, Antônio de Souza Zago, 13 anos, do CTG Rodeio da Saudade, de Rio Pardo, foi um dos participantes da prova no rodeio nacional realizado em julho na cidade de Cristalina, em Goiás, e obteve o terceiro lugar. “Foi uma experiência incrível. É uma prova que gosto de fazer e treinei muito para competir no nacional”, contou. No rodeio do PTG Areial Santa Cruz, Zago fez uma demonstração da prova ao público e demais competidores.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz prepara o maior carreteiro de sua história na Semana Farroupilha; veja detalhes
Publicidade
A coordenadora da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), Marisa Rossa, observou ainda que o evento é um dos maiores realizados na área da 5ªRT pelo fato de reunir diversas famílias. “Valorizamos muito a participação da família nas atividades tradicionalistas, nas quais mostramos e incentivamos a cultura gaúcha para todas as idades. O PTG Areial Santa Cruz está parabéns pelo grande evento que realizou neste fim de semana no município”, finalizou.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade