Em seu primeiro mês na presidência do Grêmio, Romildo Bolzan inicia uma articulação pelo fim do sistema de pontos corridos e a volta do mata-mata no Campeonato Brasileiro. O presidente já conversou com dirigentes dos grandes clubes brasileiros, que, segundo Bolzan, mostraram-se receptivos a mudança.
Segundo reportagem da ESPN, Bolzan afirmou que as respostas têm sido “muito mais positiva do que negativa” e que os clubes querem “um negócio novo”. “O cenário atual é complicado demais. É briga apenas por vaguinha na Libertadores, na Sul-Americana, para não cair. Não tem nem de longe a mesma emoção do mata-mata”, afirmou o presidente gremista.
Bolzan gostaria que o campeonato adotasse o sistema de playoffs, muito utilizado no Futebol Americano. “Dá muito mais emoção, audiência e equilíbrio técnico no campeonato. Hoje, um clube dispara, fica ali no seu pedacinho na ponta e acabou tudo. O mata-mata estimula o torcedor e gera mais receita. É uma situação em que temos de nos organizar como clubes e definir interesses em comum. Seriam duas revisões: uma técnica e outra emocional. O campeonato atual é chocho”, explica o dirigente.
Publicidade
Além da volta do mata-mata, Bolzan também tenta articular um movimento pela volta das bebidas alcoólicas nos estádios. Segundo o presidente, mesmo com a proibição da venda de bebidas dentro dos estádios, os torcedores seguem bebendo fora dele.