Venâncio Aires recebeu, na sexta-feira, 26, a edição do Rotas da Inovação na Região dos Vales. O encontro do ecossistema regional de inovação ocorreu no campus local da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que também foi palco do Rotas da Inovação Kids, voltado para estudantes de escolas públicas.
Com o Rotas da Inovação, o governo passou a ter um contato mais próximo com o ecossistema do Estado. O Inova RS, programa da Sict que estabeleceu as oito regiões e que conduz a iniciativa, foi o grande responsável por interiorizar e disseminar a inovação como estratégia de desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Antes do Inova RS, não havia uma política pública de regionalização da inovação.
LEIA TAMBÉM: Atividade no fim de semana propõe repensar a relação da cidade com os meios de transporte
Publicidade
O Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática também participou do evento. “Precisamos preparar a população para que, quando houver um evento, possamos nos recuperar o mais rápido possível. Para construir resiliência, é preciso uma estratégia, e foi assim que nasceu o Plano Rio Grande, liderado pelo governador Eduardo Leite”, comentou a assessora técnica do Comitê, Alexandra Passuello.
Foram realizados, ainda, painéis com representantes do Inova RS na Região dos Vales e com parceiros da área de inovação, como a Invest RS, o Badesul, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp).
Participe aqui do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp
Publicidade
Outro painel discutiu estratégias de estímulo ao empreendedorismo na Região dos Vales, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires; da Unisc; da startup Workmatte.ai; e do Pacto Lajeado pela Paz. No encerramento, foram entregues os prêmios de Profissional Destaque a Claudia Regina Kuhn e de Ecossistema Destaque ao Converge Santa Cruz.
Rotas Kids
Promovido pelo programa Educar para Inovar, da Sict, o Rotas da Inovação Kids reuniu 290 estudantes em diversas oficinas. A programação incluiu a oficina de fotografia integrada com drone, em uma parceria com a Central Única das Favelas (Cufa RS).
Com a participação de professores da Unisc, foram realizadas as oficinas de confecção de ecobags, mercado de trabalho em computação, importância da programação e cuidados com as redes sociais (cyberbullying, fake news e proteção de dados). Além disso, o Sicredi ofereceu duas atividades focadas em educação financeira.
Publicidade
Um grupo de alunas da Escola Estadual Santa Clara, de Santa Clara do Sul, apresentou o projeto CuidaRS, um protótipo de aplicativo que formaria uma rede de apoio durante desastres como as enchentes. “Seria capaz de prever tragédias e salvar vidas”, explicou Lara Zeiser, do 1º ano do Ensino Médio.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade