Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Despedida

Sabine Heitling vai encerrar carreira profissional no Desafio de Inverno

Sabine Heitling foi medalha de ouro no Pan do Rio em 2007 | Foto: AFP

Para simbolizar os 25 anos de carreira, Sabine Letícia Heitling, vai encerrar a trajetória profissional no atletismo aos 38 anos em uma prova de 25 quilômetros: o Desafio de Inverno entre Santa Cruz do Sul e Sinimbu, prova agendada para dia 20 deste mês. Os participantes saem da Unisc, percorrem a RSC-471 e terão a linha de chegada em frente à Igreja Nossa Senhora da Glória.

A atleta decidiu se despedir ao lado da família, em um trajeto que percorrer o interior dos municípios, onde Sabine passou alguns momentos da infância. Para ela, cada quilômetro vai representar um ano da carreira. Em Santa Cruz do Sul, onde nasceu e foi criada, Sabine disputou a primeira prova aos 12 anos. Das ruas, passou a correr nas pistas. Desde as categorias de base, conquistou espaço no cenário nacional e internacional.

LEIA MAIS: Atletas intensificam preparação com o objetivo de disputarem o Desafio de Inverno

Publicidade

Sabine Heitling esteve em grandes competições
Foto: AFP

O auge da carreira foi atingido com o título pan-americano na Rio 2007, nos 3 mil metros com obstáculos. Ainda conquistaria o bronze em Guadalajara 2011. Também repetiu a dobradinha no Ibero-Americano, com ouro em Iquique 2008 e bronze em San Fernando 2010. Acumulou diversas medalhas em competições no Brasil e na América do Sul. Participou de provas importantes nas turnês internacionais. Permaneceu como recordista estadual, brasileira e sul-americana dos 3 mil metros com obstáculos por mais de duas décadas.

Em 2016, tornou-se mãe, mas continuou na prática esportiva. Atualmente, trabalha na área social ao coordenar um projeto esportivo pela Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca). “Devolver para a sociedade o que o esporte fez pela minha vida é a minha missão agora”, define Sabine.

Sabine Heitling representou o Brasil em duas edições do Pan-Americano
Foto: Nilton Fukuda/AE

LEIA MAIS: Desafio de Inverno será atração em julho entre Santa Cruz e Sinimbu

Publicidade

Por meio do esporte, Sabine graduou-se em Ciências Biológicas e Educação Física. Teve a oportunidade de aprender diversos idiomas e viajou para muitos países. Ela vai finalizar a carreira correndo ao lado do sobrinho Nicolas Heitling Beckenkamp, de 20 anos. “Será uma simbologia imensa. Na estrada que passei a infância, com o apoio da minha família. Será uma corrida dedicada ao esporte”, finaliza.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Sabine Heitling valoriza as provas locais, como a Corrida do Sesi

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.