Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BEM-ESTAR

Saiba como a alimentação saudável pode fazer diferença no rendimento escolar

Foto: Pixabay

Não é segredo para ninguém que uma alimentação saudável, rica em nutrientes, é muito importante para o sistema imunológico. Mas o que muitos não sabem é que a alimentação saudável e em quantidades adequadas está ligada diretamente ao bem-estar emocional e ao desenvolvimento cognitivo. Ela contribui para o aprendizado, estimula a memória, o raciocínio, melhora a concentração e equilibra o humor. “É importantíssimo a criança ter acesso à educação alimentar e nutricional na escola, para que seja estimulada a hábitos que a levará a uma alimentação mais variada e rica em nutrientes”, diz Êmili Freda.

Ela é proprietária da Menu Kids, empresa especializada em alimentação saudável para crianças em Santa Cruz do Sul e que atende diversas escolas na região. Êmili dá dicas de como montar uma lancheira saudável e quais alimentos não podem faltar para manter uma dieta equilibrada, para melhorar a capacidade de memorização, concentração e raciocínio.

  • Carboidratos
    As fibras presentes nos carboidratos complexos, ou seja, os integrais, ajudam no desempenho cognitivo. A privação de carboidratos está associada à falta de energia, fadiga, apatia, inquietação e falta de atenção. O nutriente está presente em alimentos integrais como arroz, pão, macarrão e aveia.
  • Proteínas
    Outra dica para o aprendizado é o consumo de proteínas. Elas são construtoras das redes neuronais, produzindo novas sinapses, processo necessário para comunicação entre os neurônios. Porém, algumas proteínas não podem ser produzidas pelo organismo e são essenciais. Devem ser adquiridas através de alimentos, como, por exemplo, carnes, ovos, leite e derivados e leguminosas.
  • Ômega 6 e 3
    Influenciam na habilidade dos neurônios em utilizar glicose, auxiliando na concentração. Já os baixos níveis w-3 podem causar deficiência visual, falta de motivação e problemas no aprendizado, além de afetar sistemas que utilizam neurotransmissores no córtex frontal. O ômega 3 pode ser encontrado em peixes de água salgada, como sardinha, além de sementes.
  • Vitaminas do complexo B
    As vitaminas do complexo B estão associadas à produção de neurotransmissores responsáveis pela atenção e diminuição da excitabilidade. Ajudam na energia, melhoram a memória e auxiliam na comunicação dos neurônios e desenvolvimento deles. Estão presentes, principalmente, em proteínas animais (carne vermelha, aves e ovos), em leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico, e em sementes, como nozes, castanhas e amêndoas.

É preciso evitar…

O consumo excessivo de alimentos que contenham gordura trans e aditivos químicos pode causar efeito deletério sobre o desempenho cerebral. Também pode contribuir para estados de demência, déficit de atenção, ansiedade e depressão.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.