Termina daqui a oito dias, no próximo dia 4, o prazo para solicitar a primeira via do título de eleitor, transferir o domicílio ou regularizar a situação eleitoral em tempo de votar nas eleições de outubro. A data é prevista na Lei das Eleições, que estabelece o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada pleito.
LEIA TAMBÉM: “Não é só a rejeição que seduz o eleitor”, diz cientista político
A recomendação é não deixar para a última hora. O procedimento é simples, rápido e deve ser feito por meio da plataforma JE Digital (jedigital.tre-rs.jus.br). Casos excepcionais, como eleitores que não possuem acesso à internet, poderão ser atendidos presencialmente, mediante agendamento prévio, pelo JE Digital ou pelo número telefônico 148.
Uma novidade deste ano é a possibilidade de imprimir o título de eleitor: é possível baixá-lo em formato PDF diretamente na internet. Além disso, a versão digital encontra-se disponível no aplicativo e-Título, com a funcionalidade do QR Code para validação de documentos.
Publicidade
A coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção à Covid-19. Assim, quem ainda não tirou a fotografia, nem coletou as digitais, deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cobrança de multa, causada pela ausência no pleito de 2020, também está suspensa. Dessa forma, não há necessidade de emissão de guia de multa ou comparecimento para justificativa.
Publicidade